Pina

Por insegurança, EUA não recomendam Praia do Pina para turistas americanos

Recomendação também trata de outras áreas consideradas perigosas no Brasil

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 11/01/2018 às 14:40
Foto: JC Imagem
Recomendação também trata de outras áreas consideradas perigosas no Brasil - FOTO: Foto: JC Imagem
Leitura:

atualizada às 14h47 de 12 de janeiro

A Praia do Pina, entre a Rua Dona Benvinda de Farias e a região de Brasília Teimosa, no Recife, foi uma das localizações não recomendadas aos funcionários do Departamento de Estado dos EUA. De acordo com o Consulado Americano no Recife, a recomendação vale para o período noturno. O novo sistema de alerta para americanos viajantes foi divulgado nessa quarta (10). O Brasil foi classificado com o nível 2 de atenção, ou seja, o indivíduo deve “aumentar o cuidado”, já que o país possui risco de segurança, como incidência de crimes.

Além dessa localidade, as favelas não pacificadas no País, além de outras comunidades também não foram recomendadas, já que, segundo o texto, a polícia local e militar não opera. “Nem as empresas de turismo, nem a polícia podem garantir sua segurança ao entrar em favelas, como ocasionalmente, confrontos entre facções e com a polícia podem ultrapassar os confins das favelas.”, diz o texto.

O texto ainda explica que funcionários do governo americano não frequentam este tipo de área. “Exceto em circunstâncias limitadas e com aprovação prévia, funcionários do governo americano não podem visitar as favelas de São Paulo, as favelas de Porto Alegre, as favelas não pacificadas de Recife, a favela do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte e as favelas do Rio de Janeiro”.

Outros países

Na mesma categoria de “nível 2” estão países como Colômbia, Congo, Etiópia, Egito e Arábia Saudita. Países da Europa também estão no mesmo nível, mas devido a riscos de atentado terrorista. Apesar disso, o Departamento não faz referência a esses países como “área com maior risco de segurança”. São eles: Espanha, França, Inglaterra e Alemanha.

A lista de recomendações sobre o Brasil ainda é muito mais extensa do que aquelas sobre países europeus.

Resposta da SDS

 De acordo com a SDS, o 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realiza o policiamento a pé e motorizado (motos e viaturas), com guarnições fixas e volantes na área, além de contar com o apoio do Batalhão de Choque, da Radiopatrulha e outras especializadas.

A SDS também afirmou que a área não é uma região característica de crimes violentos. Segundo a secretaria, em janeiro de 2018, o Pina registrou nove crimes contra o patrimônio, contra 25 no mesmo período de 2017.

Últimas notícias