Quaresma

Dom Fernando abre Campanha da Fraternidade na Fazenda da Esperança

Tema de 2018 é Fraternidade e Superação da Violência. Missa de Cinzas será celebrada às 15h

Margarette Andrea
Cadastrado por
Margarette Andrea
Publicado em 14/02/2018 às 6:26
Guga Matos/JC Imagem
Tema de 2018 é Fraternidade e Superação da Violência. Missa de Cinzas será celebrada às 15h - FOTO: Guga Matos/JC Imagem
Leitura:

A Fazenda da Esperança Padre Antônio Henrique, no distrito de Muribequinha, em Jaboatão dos Guararapes, é o local escolhido pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, para abertura da Campanha da Fraternidade 2018, nesta Quarta-Feira de Cinzas, dia em que a Igreja Católica dá início à quaresma – período de 40 dias de preparação para a Páscoa. Às 15h, dom Fernando presidirá a Missa de Cinzas com participação de padres concelebrantes e missionários que irão trabalhar no local.

O espaço para recuperação de jovens dependentes químicos será inaugurado em 1º de março e foi selecionado por sua ligação com o tema da campanha deste ano, Fraternidade e Superação da Violência, e com o lema Vós sois todos irmãos (Mateus 23,8). Ao escolher a fazenda para abrir a CF, o arcebispo procura chamar a atenção para uma das muitas obras que podem contribuir para reduzir a violência e transformar a realidade de muita gente.

“A Igreja não quer focar na violência e sim na superação dela”, observa o padre Josenildo Tavares, coordenador das pastorais da arquidiocese. “Há uma banalização do tema. O que a Igreja propõe é que se crie uma cultura de paz e isso não acontece da noite para o dia, nem tem fórmula pronta. Mas começa pelo respeito à dignidade humana”.

FACES DA VIOLÊNCIA

O padre lembra que a violência tem muitos rostos e a pior delas é a silenciosa. “Há a violência racial, de gênero, doméstica, a exploração sexual e de trabalho, o tráfico humano, o narcotráfico, o trânsito... ela precisa ser vencida. E a superação não é uma teoria, é um caminho, uma construção. É por isso que a quaresma nos convida a uma conversão”.

Nesses quarenta dias, a Igreja pede aos fiéis que intensifiquem as orações, as penitências, o jejum, a meditação da palavra de Deus, a prática da caridade, buscando essa conversão, que é a vivência do evangelho. “Devemos seguir o modelo de pessoa que Jesus escolheu ser: não violenta”, afirma padre Josenildo.

SOLIDARIEDADE

A Campanha da Fraternidade é uma ação proposta pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), durante a quaresma, e sempre tem algum gesto concreto que motive a prática solidária. Este ano, o gesto será a coleta da solidariedade, no Domingo de Ramos (25), em todas as igrejas católicas do País. A maior parte dos recursos (60%) é destinada ao apoio de projetos sociais da própria comunidade diocesana, ligados ao tema da campanha. Outros 40% vão para o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), a fim de serem revertidos em ações sociais do País.

Últimas notícias