Dia Internacional da Mulher

Um dia inteiro de protesto e celebração

Programação inclui passeatas para assegurar direitos conquistados e cobrar avanços

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 08/03/2018 às 7:56
Foto: JC Imagem
Programação inclui passeatas para assegurar direitos conquistados e cobrar avanços - FOTO: Foto: JC Imagem
Leitura:

Um dia inteiro para protestar, reivindicar direitos, celebrar avanços, mostrar força e resistência. A programação hoje começa cedo, com café da manhã, música e serviços. O projeto "Mulher, conheça a sua Delegacia da Mulher" é um convite feito pelo Departamento de Polícia da Mulher (DPMul) para que elas festejem a data na Delegacia da Mulher de Santo Amaro, na região central do Recife. A festa tem início às 8h, com a participação de Cristina Amaral, Irah Caldeira, Nádia Maia e outras artistas.

O encontro é uma oportunidade também de receber orientação jurídica. Ds 7h às 13h, o ônibus da Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça de Pernambuco estará estacionado próximo à delegacia. Magistrados e servidores do tribunal divulgarão serviços de conciliação oferecidos pelo Judiciário, além de prestarem orientação jurídica e encaminhamento para resolução de conflitos.

A tarde na Região Metropolitana do Recife (RMR) é de protestos e reafirmação de conquistas. Às 13h, no Parque Treze de Maio, no Centro do Recife, as mulheres se encontram para sair em caminhada pelas ruas da capital até a Praça do Derby. O ato “Em defesa da Previdência, dos direitos e da democracia” é organizado por 30 coletivos, organizações, fóruns e redes feministas.

Centenas de mulheres também ganham as ruas do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, para denunciar a violência e o machismo. A manifestação “Nossa luta por direitos não para. Por mim, por nós, por todas” tem à frente o Centro das Mulheres do Cabo, a Secretaria Municipal de Programas Sociais e da Mulher e movimentos sociais do Cabo. A caminhada, marcada para as 15h, quer sensibilizar a população contra a violência doméstica e sexista.

AULAS DE DEFESA PESSOAL

Em Paulista, na RMR, o Dia Internacional da Mulher será comemorado com aulas gratuitas de defesa pessoal para o público feminino. As aulas vão acontecer no Paulista North Way Shopping, localizado na rodovia PE-15, no Centro, a partir das 11h.

A representação das mulheres na sociedade, a desigualdade de oportunidades e a luta por direitos estão na pauta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), com uma programação de palestras e debates que se estende até o final deste mês. Hoje, a conversa é sobre machismo e vai reunir no auditório do Campus Recife a reitora do IFPE, Anália Ribeiro, a estudante trans Nayanne Silva e a psicóloga da 1ª Vara de Violência Contra a Mulher da Capital, Santana Maria Silva. O encontro é a partir das 14h.

Últimas notícias