domingo de ramos

Fiéis participam das tradicionais missas do Domingo de Ramos

Celebração marca início da Semana Santa, que terminará no dia 1º de abril, Domingo de Páscoa

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 25/03/2018 às 10:45
Foto: Rafael Carneiro/Rádio Jornal
Celebração marca início da Semana Santa, que terminará no dia 1º de abril, Domingo de Páscoa - FOTO: Foto: Rafael Carneiro/Rádio Jornal
Leitura:

As igrejas católicas celebram hoje (25) o Domingo de Ramos. Vigílias, procissões e mutirões de confissão foram realizadas em diversas Paróquias de Pernambuco. A data, que marca o início da Semana Santa, representa a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém montado em um jumento, onde foi recebido por milhares de fiéis com ramos de oliveira e palmeiras nas mãos. 

 

 

Na cidade histórica, o Arcebispo Dom Fernando Saburido, da Arquidiocese de Olinda e Recife, participou nesta manhã de uma procissão que saiu da Igreja da Misericórdia até a Catedral da Sé, ambas localizadas em Olinda. 

"O Domingo de Ramos é o dia em que Jesus entra em Jerusalém e triunfalmente é acolhido om alegria e que ele tinha consciência que naquela semana ele daria a sua vida por amor a todos nós", conta o Arcebispo.

Segundo o Arcebispo, o Domingo de Ramos explica que a Semana Santa é um período de reflexão. "O Domingo de Ramos é o domingo da alegria, da festa em que e na consciência que acolhemos o Salvador do mundo. Aquele que veio para nos libertar", acrescentou Dom Fernando.

Celebrações

Até o próximo domingo, estão reservadas várias celebrações especiais para as 126 Paróquias da arquidiocese. "Cada Paróquia tem a sua programação própria e é muito importante que os cristãos participem", afirma Dom Fernando Saburido. A celebração terminará no dia 1º de abril, Domingo de Páscoa.

Programação

Outro momento marcante ocorrerá na quarta-feira (28), com a 18ª Via Sacra da Fraternidade. A concentração será às 6h, no Pátio de São Pedro, Centro do Recife. No local, haverá arrecadação de alimentos para a Fazenda da Esperança de Jaboatão dos Guararapes, instituição que acolhe dependentes químicos.

A Via Sacra refletirá sobre o calvário de Jesus e o tema da campanha da Fraternidade 2018: fraternidade e superação da violência.Durante o trajeto, com saída às 8h, os participantes se revezam carregando uma cruz de madeira que pesa 102kg, pelas principais ruas do Centro. Ao final, às 11h, será celebrada missa, na Basílica do Carmo.

Na quinta-feira (29), dom Fernando Saburido celebra missa e ritual do Lava-Pés no presídio Juiz Luís Lins de Barros, no bairro do Curado, Zona Oeste do Recife. O arcebispo lavará os pés de 12 detentos, em referência ao momento em que Jesus ensina a humildade aos discípulos. “Todos os anos o ritual ocorre em um local diferente, sempre em referência ao tema da campanha da fraternidade”, explicou o monsenhor José Albérico.

No domingo de Páscoa (1º), celebrando a ressurreição de Jesus, haverá missa na Catedral da Sé, em Olinda, às 9h, e na igreja matriz de São Gonçalo, em Itapissuma, na Região Metropolitana, às 19h.

Últimas notícias