LAZER

Espaço ciência celebra Dia Nacional da Matemática

Xadrez gigante e jogos topológicos e matemáticos são algumas das atrações neste domingo (6)

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 04/05/2018 às 11:09
Foto: Divulgação
Xadrez gigante e jogos topológicos e matemáticos são algumas das atrações neste domingo (6) - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Xadrez gigante, jogos topológicos e matemáticos e a exposição Jogos e Acasos são algumas das atrações do Espaço Ciência neste domingo (6), Dia Nacional da Matemática. A data é uma homenagem ao escritor, matemático e educador brasileiro Júlio César de Mello e Sousa, mais conhecido como Malba Tahan.

As atividades do Espaço Ciência incluem os jogos matemáticos e os experimentos permanentes. Xadrez gigante, poliedros de Platão, o PI e o Plano Cartesiano são algumas das possibilidades.

No mural da Ilusão de Ótica, os visitantes poderão aprender conceitos como os de anamorfose – representação de figuras que, quando observadas frontalmente, parecem distorcidas. Na “Sala Maluca” e no experimento “Olhar de Escher”, poderão descobrir como perspectivas e angulações podem modificar a maneira como percebemos os objetos.

A relação entre a música e a matemática também poderá ser observada em experimentos como a Flauta de Pan e o Xilofone de Garrafas. Os ângulos e formas na propagação das ondas de som ou de luz poderão ser observados em experimentos como as Parábolas Acústicas ou o fogão solar.

JOGOS E ACASOS

Outra atração é a exposição Jogos e Acasos, produzida pelo Espaço Ciência para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017, cujo tema foi: A Matemática está em tudo. Distribuída para 40 diferentes polos do estado, Jogos e Acasos une jogos de estratégia e jogos de azar, atividades que despertam o raciocínio lógico e levam as pessoas a refletir sobre o que se chama de sorte e o estudo das probabilidades.

O Jogo da Velha todos conhecem. Mas, na exposição, o jogo ganha uma dificuldade a mais: é realizado em três dimensões. Em diferentes jogos de azar, como pedra, papel e tesoura; cara ou coroa; ou jogos de roleta, os visitantes poderão verificar como cálculos de probabilidade podem influenciar na “sorte”.

O Espaço Ciência, Museu Interativo de Ciência vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, está localizado no Parque Memorial Arcoverde entre Recife e Olinda. Aos domingos, funciona de 13h30 às 16h.

Últimas notícias