FILHOTINHOS

Filhotes de tartarugas marinhas nascem na praia de Piedade

Grupo com 150 filhotes da espécie tartaruga-de-pente nasceu sob a observação de alunos da rede municipal de Jaboatão dos Guararapes

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 06/06/2018 às 16:43
Foto: Cortesia/Chico Bezerra/PJG
Grupo com 150 filhotes da espécie tartaruga-de-pente nasceu sob a observação de alunos da rede municipal de Jaboatão dos Guararapes - FOTO: Foto: Cortesia/Chico Bezerra/PJG
Leitura:

A praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, teve uma atração especial na manhã desta quarta-feira (6): 150 filhotes de tartarugas marinha nasceram e percorreram a faixa de areia até chegar ao mar. Os ninhos da espécie tartaruga-de-pente já estavam sendo monitorados por técnicos da Secretaria Executiva de Meio Ambiente e Gestão (Semag) do município.

O momento do nascimento foi acompanhado por cerca de 100 estudantes do Ensino Fundamental de escolas de Jaboatão dos Guararapes, que, ao final da atividade, participaram de uma palestra sobre educação ambiental.

Só neste ano, mais de três mil filhotes de tartaruga nasceram nas praias do Jaboatão. Ao longo dos oito quilômetros de orla, já foram registrado cerca de 400 ninhos.

Para atender aos visitantes marinhos que escolhem o local para dar cria à espécie, o município age com um programa de proteção às tartarugas marinhas que inclui, entre outras medidas, a instalação de placas informativas, áreas de proteção e monitoramento motorizado, a fim de garantir que os locais de desova não sejam violados.

Crime ambiental

Mesmo com a proteção, ainda há pessoas que violam a área isolada. A prefeitura alerta que qualquer tipo de invasão ao local restrito, pode ter consequências de multa e prisão.

Além disto, quem for flagrado matando, perseguindo ou capturando tartarugas marinhas ou seus ovos, deve responder por crime ambiental. A multa pode chegar a R$ 5 mil.

Últimas notícias