MUTIRÃO

Ação da Cidadania leva mais de 100 serviços ao Parque da Macaxeira

A ação acontece neste sábado (30), das 8h às 12h. Serão realizados exames, vacinação, emissão de documentos e cadastros em cursos profissionalizantes

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 29/06/2018 às 12:58
Foto: Ashley Melo/ Acervo JC Imagem
Parque da Macaxeira, localizados na Zona Norte do Recife. - FOTO: Foto: Ashley Melo/ Acervo JC Imagem
Leitura:

Mais de 100 serviços voltados para a comunidade serão realizados na 16º edição da Ação da Cidadania, realizada neste sábado (30), na Escola Técnica Miguel Batista e no Parque da Macaxeira, na Zona Norte do Recife. A iniciativa é uma parceria do Governo Presente com a Prefeitura do Recife e o Recife em ação.

O mutirão acontece das 8h às 12h e deve beneficiar mais de 20 mil pessoas da área. Serão oferecidos diversos serviços realizados pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Secretaria Estadual de Saúde, Prefeitura do Recife, Secretaria da Mulher e Defensoria Pública.

Serão oferecidos serviços que vão desde a emissão de documentos à resolução de conflitos e vacinação. No parque, que fica na Av. Norte Miguel Arraes de Alencar, em Apipucos, a comunidade encontrará atendimentos sobre luz, água e carteira de motorista; realização de inscrição em cursos profissionalizantes e em projetos ressocializadores para adolescentes do sistema socioeducativo e egressos da Funase; resolução de conflitos familiares e entre vizinhos; emissão de segunda via de RG, CPF, certidão de nascimento, casamento e óbito; além de agendamentos para a emissão de carteira de trabalho e atendimento sobre o Bolsa Família e CadÚnico.  

A população também receberá orientação sobre direitos do consumidor e ações cíveis do Direito de Família, como divórcios e pensão alimentícia. Também serão oferecidos exames preventivos de colo de útero, o Papanicolau; mamografias; testes rápidos para a detecção de doenças sexualmente transmissíveis; aferição da pressão arterial, testes de glicose e vacinação.

Para a diversão das crianças, serão realizadas atividades do Programa Municipal de Robótica na Escola, como competição de robôs, oficinas de animação digital e jogos educativos.  

Quem desejar usufruir dos serviços de emissão de documentos deverá levar fotos 3x4, os documentos antigos e, para maiores de 16 anos, o título de eleitor e a reservista, no caso dos homens. Para o exame mamografia, é necessário levar o cartão do SUS. No caso do Papanicolau, a mulher não deve ter relações sexuais no dia anterior.

Mutirões

Entre os meses de janeiro e maio deste ano, 12 mutirões já foram realizados em sete municípios. Até o final do ano, o Governo do Estado estima que outras 50 comunidades sejam beneficiadas com as ações do Governo Presente.

 

Últimas notícias