ILEGALIDADE

Celpe diz que 87% de empresas de internet usam rede clandestina na RMR

Um levantamento da Celpe em nove municípios identificou que mais de 400 empresas trabalham de forma irregular

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 03/07/2018 às 19:46
Foto: Reprodução/ Celpe
Um levantamento da Celpe em nove municípios identificou que mais de 400 empresas trabalham de forma irregular - FOTO: Foto: Reprodução/ Celpe
Leitura:

Um levantamento estatístico conduzido pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) aponta que 87% dos provedores de internet, no Grande Recife, utilizam clandestinamente os postes da distribuidora. O mapeamento foi realizado em nove municípios e está direcionando as ações de ordenamento dos cabos de telefonia e telecomunicações.

Em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, 94% das empresas que prestam o serviço não têm contrato com a concessionária de energia. Segundo a Celpe, as fiações irregulares causam poluição visual, prejudicam o fornecimento de energia e colocam em risco a vida de pessoas.

A operação identificou mais de 400 empresas que instalaram redes em postes à revelia da distribuidora. O Recife concentra o maior número de provedores irregulares. Na capital pernambucana, foram catalogados 117 prestadores de serviço de internet, dos quais 19 possuem contrato de compartilhamento de uso dos postes.

Além do Recife e Jaboatão, a concessionária vistoriou redes nas cidades de Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Olinda, Paulista e São Lourenço da Mata, todos na Região Metropolitana do Recife (RMR).

A Celpe realiza, periodicamente, a fiscalização dos postes para certificar se as empresas de telecomunicações possuem contrato e estão instalando corretamente os equipamentos. Ao identificar cabos instalados clandestinamente, a concessionária realiza a imediata remoção, com a finalidade de garantir a segurança da população e assegurar o suprimento de energia elétrica.

No caso das operadoras que possuem contrato de compartilhamento dos postes, a companhia notifica as empresas para que regularizem a situação.

“As ações preventivas de ordenamento visam o cumprimento dos padrões técnicos exigidos pela Celpe aos provedores de internet, o que impacta diretamente na redução da poluição visual e garante que as normas de segurança estão sendo seguidas. Trabalhamos com tolerância zero às instalações irregulares, e estamos intensificando as atividades de combate ao desvio de padrão na instalação de cabos de internet em nossos postes”, comenta Evandro Simões, gerente Operacional da Celpe.

Alguns postes não suportam mais fios

Em algumas áreas do Grande Recife, os postes estão saturados e não comportam mais a instalação de novos fios. Nas demais localidades, as operadoras interessadas em usar a estrutura da Celpe devem procurar a concessionária para formalizar projetos, em conformidade com as normas técnicas previstas na legislação vigente.

Anualmente, a Celpe direciona cerca de R$ 2 milhões para as operações de ordenamento de fiação instalada irregularmente por operadoras de telefonia e telecomunicações. A concessionária pernambucana vem realizando, desde 2015, uma ação para o reordenamento, com foco no cumprimento dos requisitos de segurança. Apenas em 2018, a empresa já recolheu mais de sete toneladas de fios irregulares.

Em 2017, equipes da companhia removeram mais de 15 toneladas de fios instalados irregularmente ou de forma clandestina em postes da concessionária. A ação abrange municípios do Grande Recife e já percorreu mais de 100 quilômetros de linhas de transmissão, identificando irregularidades em 1400 postes. Mais de 20 operadoras de telefonia foram identificadas utilizando ilegalmente as estruturas.

Últimas notícias