Celebração

Missa de Nossa Senhora do Carmo com Dom Fernando lota ruas do Centro do Recife

A missa contou com um intérprete de libras para traduzir a celebração às pessoas com alguma deficiência auditiva

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 16/07/2018 às 16:47
Foto: Alexandre Gondim / JC Imagem
A missa contou com um intérprete de libras para traduzir a celebração às pessoas com alguma deficiência auditiva - FOTO: Foto: Alexandre Gondim / JC Imagem
Leitura:

A missa campal em honra a Nossa Senhora do Carmo, celebrada nesta segunda-feira (16) pelo Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, lotou o patio do Carmo, localizado no bairro de Santo Antônio, região central do Recife.

Iniciada por volta das 16h10 pelo bispo, a missa contou com um intérprete de libras para traduzir a celebração às pessoas com alguma deficiência auditiva. Antes do início do momento dos cânticos de louvor, Dom Fernando Saburido se pronunciou brevemente e insistiu na temática do perdão.

Pessoas de todas as idades se acomodavam no pátio, nas ruas e, inclusive, nas sacadas da Igreja do Carmo para poderem participar da celebração.

Durante a homilia, Dom Fernando Saburido pediu para que os leigos espalhassem a Palavra de Deus e disse que não podemos ignorar os problemas que nos rodeiam. O arcebispo mencionou também a  acolhida de refugiados venezuelanos em Igarassu, no começo deste mês. 

Devotos

A autônoma Maria de Lourdes, de 64 anos, vem de Pau Amarelo todos os anos desde menina. "Esse momento é um testemunho de fé. Graças a Deus, muitos ainda acreditam e vêm agradecer às graças alcançadas. Hoje, agradeço o emprego que meu genro conseguiu", afirmou dona Maria, que tem nome de santa. 

Já Vera Lúcia da Silva, 37, auxiliar administrativa, veio de Itamaracá, no Litoral Norte, junto com o marido Edson José, 38, e o filho Ian, de 5 anos. "Todo ano vimos agradecer. Nosso filho fez três cirurgias e agora esta bem. Nós nos separamos mas nos reconciliamos. Sempre temos algo a pedir e a agradecer".

Festa do Carmo

A Festa do Carmo deste ano tem como tema O Rosto de Maria na Evangelização da Igreja. “É um convite ao cristão para que ele aprenda com Maria a fazer parte de uma igreja missionária, acolhedora, caridosa e que, na simplicidade, atenda aos necessitados”, declara frei Sormani José, prior da Província Carmelitana Pernambucana. “Estamos diante de um rosto de mãe que abre seus braços e sabe as dificuldades de cada um de nós, recifense, pernambucano e devoto”, acrescenta.

Escapulário

O Escapulário de Nossa Senhora do Carmo é um símbolo sagrado e um sinal de proteção da Igreja Católica. De acordo com a literatura bíblica, São Simão, frade carmelita que viveu nos séculos 12 e 13, recebeu o escapulário das mãos de Nossa Senhora enquanto rezava em favor da ordem religiosa, ameaçada de extinção. O gesto representava a proteção da Virgem do Carmo sobre os integrantes da ordem.

Últimas notícias