BAIRRO DE SÃO JOSÉ

Estação Recife recebe teste rápido e vacina contra hepatite

Serão ofertadas 200 doses de vacina contra hepatite B e 200 teste rápidos para a detecção de hepatite C

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 26/07/2018 às 15:04
Foto: Divulgação/ Secretaria Estadual de Saúde
Serão ofertadas 200 doses de vacina contra hepatite B e 200 teste rápidos para a detecção de hepatite C - FOTO: Foto: Divulgação/ Secretaria Estadual de Saúde
Leitura:

Testes rápidos para detecção de hepatite C e doses de vacina contra hepatite B serão ofertados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Pernambuco na Estação Central de Metrô do Recife, no bairro de São José, na manhã desta sexta-feira (27). A ação marca o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, comemorado na mesma data.

Serão realizados 200 testes rápidos e disponibilizadas 200 doses da vacina. Na Estação, também serão distribuídos preservativos femininos, masculinos e sachês de gel lubrificante. A ação acontecerá das 8h às 12h.

Casos

Em Pernambuco, foram registrados no ano passado 21 casos de hepatite A, 179 de hepatite B e 226 de hepatite C. Em relação aos óbitos, em 2017 foram dois por hepatite A, oito por hepatite tipo B e  44 por hepatite C.

As hepatites A, B e C podem ser transmitidas sexualmente ou pelo contato com sangue contaminado, por meio de alicates, tesouras ou agulhas, por exemplo. No caso da hepatite A, a contaminação também pode ocorrer pela água contaminada ou alimentos mal lavados. O sintomas envolvem tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, cansaço, febre, olhos e pele amarelados e urina e fezes claras.

A contaminação pela doença pode ser evitada com o uso de preservativos, o não compartilhamento de objetos perfurocortantes e a higienização de alimentos.

Últimas notícias