Execuções Penais

Afastamento de promotor sob suspeita de corrupção surpreende

Marcellus Ugiette foi afastado das varas de Execuções Penais enquanto é investigado

Margarette Andrea
Cadastrado por
Margarette Andrea
Publicado em 07/08/2018 às 7:55
Leo Motta/JC Imagem
Marcellus Ugiette foi afastado das varas de Execuções Penais enquanto é investigado - FOTO: Leo Motta/JC Imagem
Leitura:

O afastamento do promotor de Execuções Penais Marcellus Ugiette de suas funções, por suspeita de corrupção passiva, provocou reações de surpresa, ironia, dúvida e desconfiança em muitos que acompanham sua trajetória. O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Pernambuco, João Carvalho, questionou a acusação de que ele estaria facilitando a transferência de presos, atendendo a pedido de advogados. “Atender advogados e emitir parecer é tarefa do promotor. Mas ele só solicita a transferência, quem autoriza é o juiz, então, tudo tem que ser muito bem fundamentado”, salientou.

Carvalho destacou que Ugiette sempre foi um dos promotores mais atuantes do MPPE e, ao longo de sua carreira, fez muitas denúncias contra o governo do Estado. “É estranho, ele trabalha até de madrugada, sempre atendeu a todos sem diferença, mas a investigação da polícia é que tem que comprovar isso”, disse Carvalho.

No Facebook, muita gente reagiu à notícia. “De onde menos se espera”, comentou Genilson Lopes. “Eu colocava tanta fé nesse promotor”, publicou Everaldo Sena. “Loucura, o cara com um emprego maravilhoso, um cargo dificílimo de conseguir e faz um negócio desses”, disse Renata Cristina Fulco. “Eu quero novidades”, reagiu Eleonora Pereira.

HISTÓRICO

Filho de professora primária e pai vendedor, ele formou-se em direito pela Universidade Católica, em 1981, é pós-graduado em ciências jurídicas e criminais pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2001, e mestrando em educação. Há anos denuncia vários problemas do sistema penitenciário, como superlotação, maus-tratos, lixo, presos tomando conta das chaves das unidades e falta de estrutura.

Recebeu vários prêmios por sua atuação, como o Unijus de Inteligência Ambiental na área de Direitos Humanos e a Medalha Leão do Norte, Classe Ouro, Mérito Direitos Humanos Herbert de Souza, concedida pela Assembleia Legislativa, em 2010. “É mais fácil para o governo colocar as pessoas na cadeia do que investir em educação, saúde, dignidade. Já ouvi dizer ‘aquele é o promotor que defende bandidos’, eu, no entanto, defendo o direito das pessoas”, disse na ocasião.

Últimas notícias