OLINDA

Mata do Passarinho: moradores pedem mais integração com reserva florestal

Mata do Passarinho completa 16 anos nesta terça-feira. Moradores do entorno pedem mais ações que integrem comunidade com o remanescente de Mata Atlântica

Cidades
Cadastrado por
Cidades
Publicado em 02/10/2018 às 7:00
Foto: Guga Matos/ JC Imagem
Mata do Passarinho completa 16 anos nesta terça-feira. Moradores do entorno pedem mais ações que integrem comunidade com o remanescente de Mata Atlântica - FOTO: Foto: Guga Matos/ JC Imagem
Leitura:

Considerada o último remanescente de Mata Atlântica em Olinda, a Reserva de Floresta Urbana (Furb) da Mata do Passarinho foi implementada há 16 anos. Desde então, vários projetos foram pensados pelas gestões do município para a utilização ambiental da área. No entanto, segundo a população do entorno, sobre educação ambiental para a comunidade, pouco foi executado. Ao mesmo tempo que cobram mais integração com as ações promovidas na reserva, moradores reclamam da falta de coleta de lixo e dizem ter aprendido sozinhos a proteger a Mata.

A reserva é uma Área de Preservação Ambiental (APA). Atualmente, sua massa verde equivale a 14 hectares. Além de diversas espécies de plantas nativas da Mata Atlântica, o local é rico em animais silvestres, como iguanas, saguis, cobras corais, jiboias e bichos-preguiça de três garras.

Na Estrada do Passarinho, que rodeia parte da Mata, moradores sentem falta de ações que contemplem quem vive na localidade. “Há três meses fizeram alguns cursos profissionalizantes para o pessoal do entorno, mas poucas vezes chamam para que a gente vá conhecer a área. O que vemos é que sempre tem excursão escolar, mas para nós é raro”, comenta a comerciante Juliana Ramos Barbosa, que mora no local há mais de 15 anos.

Na Comunidade Marim dos Caetés, ocupação localizada na mesma via, moradores cobram mais participação nas atividades da Furb. “Lá dentro existem dois casarões que ficam desocupados, já foram até assaltados. Acho que poderiam utilizar esse espaço para promover atividades para quem vive aqui do lado. Principalmente para entreter as crianças. Se fossem realizados cursos para elas, não passariam o dia brincando na rua”, comenta Girley Raul Gomes, de 29 anos.

A invasão existe há quatro anos e, nesse tempo, os moradores dizem já ter aprendido a cuidar da área sozinhos. “Muita gente joga lixo na Mata por não ter coletor aqui na comunidade. A gente conversa, tira o lixo, tenta ensinar a não suja", conta a dona de casa Risolene Maria dos Santos. Ainda de acordo com ela, o caminhão da coleta passa na rua, mas não recolhe o lixo pelo fato das sacolas estarem espalhadas. 

Segundo o secretário-executivo de Planejamento Ambiental, Wolney Queiroz, as atividades da Mata do Passarinho estão sendo retomadas e, por isso, ainda não foram realizadas ações com a comunidade a respeito de conscientização ambiental. “Estava tudo meio parado e nossa gestão está ativando os projetos e fazendo convênios com universidades, para que, junto aos estudantes e especialistas, possamos integrar esses moradores”, diz.

A bióloga e gerente Mata, Rosany Lócio, explica que apesar de se tratar de uma reserva fechada, a população pode solicitar acesso para a realização de passeios e trilhas no local. “Sempre que quiserem, os moradores podem montar grupos e procurar o Centro de Educação Ambiental, para solicitar uma visita à Mata”.

A especialista em Gestão e Educação Ambiental também ressalta que semanalmente são recebidos alunos de escolas públicas, privadas e instituições de ensino superior para conhecer o local e aprender sobre preservação. “Desde o ano passado, já recebemos mil alunos que puderam aprender sobre a importância dessa área e vivenciam o espaço”, pontua.

Comemoração

Nesta terça-feira (02), em comemoração aos 16 anos da implementação da Mata do Passarinho, a Secretaria de Meio Ambiente Urbano e Natural de Olinda, programou palestras, apresentações e exposições de animais na Unidade de Conservação da Mata, na área central da reserva.

O evento acontece a partir das 8h. Haverá palestras sobre conscientização ambiental, o lançamento do novo selo da reserva, a apresentação do Projeto Bicho Preguiça, do Horto de Dois Irmãos e a soltura de animais silvestres com a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).  Além disso, serão feitas brincadeiras educativas para os alunos das escolas convidadas. O evento será aberto para a comunidade da área.

A gestão da Mata do Passarinho é compartilhada entre a prefeitura de Olinda e o Governo do Estado.

Últimas notícias