INTERDIÇÃO

Bombeiros interditam todos os bares da rua Mamede Simões

O polo boêmio foi alvo da Operação Bar Seguro, da Secretaria de Defesa Social (SDS), na noite deste sábado (10)

Thiago Cabral
Cadastrado por
Thiago Cabral
Publicado em 11/11/2018 às 10:34
Foto: Filipe Ribeiro/ JC Imagem
O polo boêmio foi alvo da Operação Bar Seguro, da Secretaria de Defesa Social (SDS), na noite deste sábado (10) - FOTO: Foto: Filipe Ribeiro/ JC Imagem
Leitura:

A rua Mamede Simões, no bairro de Santo Amaro, polo boêmio da área Central do Recife, foi o alvo de uma operação Bar Seguro da Secretaria de Defesa Social (SDS) e teve todos os bares fechados, na noite deste sábado (10). A ação ocorreu em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) e com a Polícia Militar (PM), e interrompeu o funcionamento de estabelecimentos como o tradicional Central, o Frontal, o Puxinanã, o Besta Fera e o Boi Neon.

Na manhã deste domingo (11) todos os bares da Mamede estavam com um aviso de “interditado”. Os estabelecimentos permanecerão assim até que cada proprietário procure regularizar a situação com o Corpo de Bombeiros. De acordo com o coronel Erick Aprígio, a operação começou na sexta-feira (9) no Sítio Histórico de Olinda e entorno, onde foram fiscalizados 21 locais e ocorreram seis interdições. No sábado (11), a ação aconteceu no Recife Antigo e entorno, fiscalizando 14 estabelecimentos e interditando 12, desses oito foram na rua Mamede Simões.  

“Identificamos alguns riscos, como de incêndio, risco de explosão com trabalho de gás, risco de choque elétrico. Percebemos uma grande movimentação de público e com ausência do alvará se deu a interdição”, explicou Aprígio. “Eles terão que procurar o Corpo de Bombeiros a partir da segunda para procederem com a legalização de documentos e sistemas preventivos. Após esse procedimento de correção do local. Aí pode-se solicitar uma nova fiscalização para que possamos liberar. O tempo depende da responsabilidade do proprietário”, destacou.

A interdição começou por volta das 22h30 e a rua estava usualmente ocupada, com suas mesas e cadeiras nas calçadas. No momento em que os fiscais chegaram acompanhados por policiais militares, o bar Central, mais conhecido da rua, estava com cerca de 50 pessoas sendo atendidas.

O bar funciona há 14 anos no mesmo endereço e é considerado um expoente para todos os outros da rua. Segundo o proprietário, André Rosemberg, foram pedidos os documentos que regularizam o funcionamento, mas o atestado dos bombeiros estava faltando. “Desde 2015 tentamos por diversas vezes ter esse atestado dos bombeiros. Já estamos no terceiro projeto enviado, que inclusive estava em trâmite antes mesmo de acontecer a interdição”, contou André, que recebeu uma notificação pedindo seu comparecimento ao Corpo de Bombeiros a fim de regularizar a situação.

“Na segunda-feira vou procurar saber como faço para me defender e regularizar situação. É algo que já corro atrás há 3 anos”, pontuou.  De acordo com André, o bar Central tem os ofícios da Secretaria de Meio-Ambiente, da Diretoria de Controle Urbano (DIRCON), Vigilância Sanitária e Prefeitura do Recife. “Cada órgão faz sua fiscalização rotineiramente e sempre estamos regulares.  Tanto que temos um trâmite nos bombeiros solicitando justamente esse atestado de regularidade que nos foi cobrado. É o único documento que não conseguimos renovar desde 2015, todos os outros temos.”, argumentou.

Nota da Abrasel

"A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco (Abrasel-PE) vê com preocupação a iniciativa do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, chamada “Operação Bar Seguro”, que fechou vários estabelecimentos tarde da noite do último sábado na Rua Mamede Simões.

Somos legalistas e acreditamos que as empresas devem estar totalmente alinhadas às normas e legislação vigentes. Mas a ação realizada nos parece desmedida até por conta do dia da semana e do horário em que foi realizada já que não deu condições de defesa aos empresários por ela atingidos.

Esperamos que a situação da interdição seja resolvida o mais breve possível e que exista um canal aberto de diálogo entre o poder público e os bares e restaurantes que prestam um serviço essencial à sociedade, além de gerar tributos e milhares de empregos.

André Luiz Araújo,
Presidente da Abrasel-PE"

Últimas notícias