MORRO DA CONCEIÇÃO

114º Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro tem programação divulgada

Há mudanças no itinerário da procissão da Bandeira e do encerramento da festa. Réplicas da santa serão vendidas na loja do santuário

Cidades
Cadastrado por
Cidades
Publicado em 14/11/2018 às 13:00
Foto: Sérgio Bernardo/ JC Imagem
Há mudanças no itinerário da procissão da Bandeira e do encerramento da festa. Réplicas da santa serão vendidas na loja do santuário - FOTO: Foto: Sérgio Bernardo/ JC Imagem
Leitura:

Foi divulgada nesta quarta-feira (14) a programação para a 114º edição da Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro, que acontece entre os dias 29 de novembro e 8 de dezembro, no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife. Durante os dias de festa, serão realizadas 61 missas, além de atividades culturais e shows. Foi anunciada também uma alteração no itinerário da procissão da Bandeira, no dia 8. Este ano, o cortejo terá início no Parque Urbano da Macaxeira, na Zona Norte. A expectativa é que um milhão e meio de fiéis visitem o santuário durante os festejos.

O tema escolhido para a festa foi “Somos Igreja do Amor que Nasceu em Ti”, em alusão ao Ano do Laicato, que celebra a participação dos cristãos que não são sacerdotes na organização da Igreja. “Nós escolhemos esse tema porque  toda a Igreja do Brasil está celebrando em 2018 o ano dedicado ao laicato. Quando falamos nele, estamos nos referindo a todo o povo de Deus, a todos aqueles que foram batizados na Igreja Católica, que não são padres, não são bispos, mas são pessoas que também são igreja”, explica o padre José Ulysses da Silva, reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição.

Entre as novidades anunciadas pela organização da Festa de Nossa Senhora da Conceição estão mudanças no itinerário nas procissões de abertura e de encerramento. No dia 29, a Procissão da Bandeira sairá às 18h do Parque da Macaxeira, diferente dos anos anteriores, em que o cortejo tinha início no Sítio da Trindade. Já na solene procissão de encerramento, no dia 8, o cortejo sai do Forte do Brum, no Cais do Apolo, igualmente aos anos anteriores, mas sofre alteração no meio do percurso. Este ano, o cortejo segue até o Largo dom Luiz e Rua Itacoatiara em direção à Praça do Morro da Conceição, não mais subindo pela Estrada da Conceição, onde o fluxo de veículos era grande.  

Entre os dias 30 de novembro e 7 de dezembro, as missas serão realizadas em cinco horários: 7h, 9h, 11h, 14h e 16h. O Novenário acontece todos os dias às 19h30. À pedido dos fiéis, 200 réplicas da imagem de Nossa Senhora foram produzidas para serem vendidas durante a festa. Elas já estão sendo previamente vendidas e custam R$ 350.

Programação

29/11 - 21h: Coral Movimento Pró-Criança

30/11 -  21h: Dudu do Acordeon 

1/12 - 21h: Nando Cordel

8/12 - 10h: Padre Damião Silva e banda

8/12 - 15h: Padre João Carlos

Programação de missas no dia da Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro

0h - Padre Adriano Chagas - pároco da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, Paulista (palco)

1h - Padre Luis Vieira - supervisor vice provincial (CSsR)

2h - Padre Marcelo Jr - pároco da Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Tejipió

3h - Padre Marcelo Silva - pároco da Igreja de Sta. Isabel, Alto Santa Isabel

4h - Palco

5h - Padre Marisaldo - pároco da Igreja de Santo Antônio, Carpina

6h - Palco

7h - Padre Airton - diretor do Seminário de Afogados da Ingazeira

8h - Palco

9h - Padre Jurandir Dias Jr - pároco da Igreja Nossa Senhora de Lourdes - Nova Descoberta

10h - Palco

 

Últimas notícias