ÓBITO

Astrônomo amador Sérgio Alcântara morre no Recife aos 74 anos

O velório acontece nesta terça-feira (11) no Cemitério Morada da Paz, em Paulista

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 10/12/2018 às 15:18
Foto: Cortesia/Antônio Carlos Miranda
O velório acontece nesta terça-feira (11) no Cemitério Morada da Paz, em Paulista - FOTO: Foto: Cortesia/Antônio Carlos Miranda
Leitura:

A astronomia amadora pernambucana perdeu, nesta segunda-feira (10), um dos seus principais mestres, o professor Sérgio Alcântara, de 74 anos. O matemático estava internado no Hospital Santa Joana, no bairro das Graças, Zona Norte do Recife, onde se tratava de problemas cardíacos.

De acordo com a informação do amigo da família, professor Antônio Carlos Miranda, o óbito aconteceu por volta das 9h no hospital onde estava internado desde a última segunda-feira (3). “Ele foi socorrido após um princípio de infarto. Chegou a fazer uma cirurgia no coração, mas logo em seguida teve duas paradas e desde então estava na UTI em estado grave, e não resistiu”, contou Miranda.

O velório acontece nesta terça-feira (11) no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. O sepultamento acontece no mesmo local, às 15h. “Sérgio era uma pessoa super generosa e de muitos amigos. Deixará saudades à todos da astronomia, matemática e da população em geral”, lamenta o amigo de carreira.

 


Foto: Divulgação/Leonardo Neves/OAMS | Sérgio Alcântara sendo homenageado no evento de inauguração do observatório, ao lado do Astronauta Marcos Pontes

 

Carreira de sucesso

Sérgio Alcântara é matemático por formação e astrônomo amador por vocação. O ex-funcionário da Chesf deixa um legado de superação e descobertas para a astronomia no Recife. Discípulo do padre Jorge Polman, importante estudioso e mestre da área, Sérgio já presidiu a Sociedade Astronômica do Recife (SAR), e coordenou o Espaço Ciência do Recife, por aproximadamente dez anos.

“Deu apoio à astronomia, era respeitado neste meio. Enquanto presidente da SAR, conseguia reunir as pessoas para discutir sobre temas e novos estudos, fazendo seu mandato um dos mais ativos que a sociedade já teve”, relembra o professor do Espaço Ciência, Carlos Pavão.

Quando ainda vivo, Sérgio foi homenageado pela Universidade Rural de Pernambuco (UFRPE). “Um telescópio específico para observar o sol recebeu o nome de Sérgio Alcântara, para honrá-lo por suas contribuições na área em que tinha tanta afeição e habilidade”, relata Miranda.  

Últimas notícias