BLOCO TRADICIONAL

Coral e orquestra do Bloco das Flores se apresentam na Igreja da Madre de Deus

O projeto Música na Igreja está em clima de Carnaval. A apresentação acontece neste domingo, às 17h

Cidades
Cadastrado por
Cidades
Publicado em 02/02/2019 às 13:50
Foto: Cortesia
O projeto Música na Igreja está em clima de Carnaval. A apresentação acontece neste domingo, às 17h - FOTO: Foto: Cortesia
Leitura:

O projeto Música na Igreja, que leva concertos e apresentações para igrejas centenárias do Recife, também está em clima de carnaval. Na edição deste final de semana, o Coral e a Orquestra de Pau e Cordas do Bloco das Flores vão animar o domingo (3) na Igreja da Madre de Deus, no Recife Antigo.

A agremiação promete uma apresentação completa, com marchinhas que marcaram a história do bloco e a presença do Maestro Macaíba. Um flabelo, como é chamado o estandarte dos blocos carnavalescos, também será levado para a Igreja. “Preparamos um repertório mais tranquilo, por ser dentro da igreja, mas com marchinhas lindas, como o hino Marcha da Folia, de 1924 e o Regresso, que antigamente era chamado de marcha de recolher”, adianta a colaboradora do Bloco das Flores, Jane Emirce.

Segundo a secretária de Turismo, Esporte e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça, a expectativa é que mais de 200 pessoas prestigiem o evento, que tem pela primeira vez um bloco como atração. “O Música na Igreja acontece uma vez por mês e, como estamos próximos do Carnaval, resolvemos juntas as duas coisas. A escolha do Bloco das Flores se deu pela representatividade que ele tem na nossa cidade. A programação ficou bem legal, colocar uma orquestra de bloco de carnaval dentro de uma igreja vai ser diferente”, pontua.

A agremiação, fundada em janeiro de 1920, está comemorando seus 99 anos. Em 1938, o bloco foi interrompido após a morte de dois integrantes. Após ouvir uma marchinha da agremiação na rádio, no fim dos anos 90, Jane Emirce decidiu estudar a história do bloco e retomá-lo. “O bloco surgiu do pastoril, com as brincantes, que eram chamadas de pastoras. No primeiro ano, todas as donzelas, como eram chamadas as mulheres virgens, saíram vestidas de branco, o que contrariou um pouco a igreja. Depois de alguns anos, o bloco parou de sair e só foi retomado 42 anos depois”, acrescenta.

Durante o mês que antecede o carnaval, todos os projetos da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Recife estão voltados para a festa momesca. Além do Música na Igreja, que já acontece desde 2013, o Olha! Recife, por exemplo, também terá programação carnavalesca. Durante o mês de fevereiro, os passeios do projeto passarão por pontos importantes do carnaval do Recife, como o Paço do Frevo e a sede do Galo da Madrugada.

Igreja 

Construída na metade do século XVII, a Igreja da Madre de Deus é o principal palco do projeto. Entre os grupos que já se apresentaram no local estão a Orquestra Cidadã e a Orquestra do Centro Social Dom João Costa, no Alto José do Pinho, Zona Norte do Recife.

Últimas notícias