Patrimônio

Iphan vai premiar ações que valorizam o patrimônio cultural

As inscrições para o Prêmio Rodrigo Melo Franco, promovido pelo Iphan, ficarão abertas até 17 de maio de 2019

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 29/03/2019 às 19:05
Iphan/Divulgação
As inscrições para o Prêmio Rodrigo Melo Franco, promovido pelo Iphan, ficarão abertas até 17 de maio de 2019 - FOTO: Iphan/Divulgação
Leitura:

Estão abertas até 17 de maio de 2019 as inscrições para a 32ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Os interessados em participar devem ter realizado ou estar executando ações voltadas para a preservação do patrimônio cultural brasileiro em qualquer unidade do País.

De acordo com o diretor do Departamento de Cooperação e Fomento do Iphan em Brasília, Marcelo Brito, podem concorrer ao Prêmio Rodrigo Melo Franco entidades governamentais federais, estaduais e municipais (empresas públicas, autarquias, sociedades de economia mista e fundações públicas); empresas e fundações privadas; instituições sem fins lucrativos da sociedade civil organizada; e pessoas físicas.

A premiação, no valor total de R$ 240 mil, contempla ações que resultem na preservação do patrimônio material (restauração de edificações e monumentos, conservação de acervo documental e proteção de sítios arqueológicos, entre outras) e do patrimônio imaterial (salvaguarda de saberes, ofícios e modos de fazer, celebrações, ritos e formas de expressão musicais, cênicas e lúdicas entre outras).

“Teremos oito premiados e cada um vai receber R$ 30 mil”, diz Marcelo Brito. Em Pernambuco, os participantes precisam enviar os trabalhos à sede do Iphan-PE, na Avenida Oliveira Lima, 824, bairro da Soledade, no Centro do Recife. “Uma comissão estadual vai eleger as melhores ações, que serão encaminhadas ao Iphan em Brasília”, informa.

Cada Estado pode apresentar oito propostas à Comissão Nacional de Avaliação, que é coordenada pela presidente do Iphan, Kátia Bogéa. O resultado será publicado até 20 de agosto no site do Iphan (www.iphan.gov.br) e a solenidade de entrega do Prêmio Rodrigo Melo Franco está programada para o mês de outubro, em Porto Alegre (RS).

EDITAL

O edital com os detalhes do concurso está disponível no portal do Iphan. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail [email protected]. Fundador do Iphan e diretor da instituição por 30 anos, de 1937 a 1967, Rodrigo Melo Franco de Andrade (1898-1969) era um advogado, jornalista e escritor mineiro.

Últimas notícias