SOLIDARIEDADE

Geladeira Solidária alivia fome de moradores de rua no Recife

A geladeira foi instalada na última segunda-feira, na Rua Siqueira Campos, bairro de Santo Antônio

Editoria de Cidades
Cadastrado por
Editoria de Cidades
Publicado em 05/04/2019 às 8:01
Foto; Bobby Fabisak/JC Imagem
FOTO: Foto; Bobby Fabisak/JC Imagem
Leitura:

Frutas, leite, biscoitos, sucos, água. O que para muitos é comum encontrar no armário e na geladeira de casa, para outros é verdadeiramente um luxo. Pensando nisso, um grupo de amigos se uniu em uma corrente do bem em prol dos que mais precisam. Compraram, instalaram e abasteceram com alimentos uma geladeira no bairro de Santo Antônio, Centro do Recife. Em funcionamento desde a última segunda-feira (1º), ela já ajudou a matar a fome de dezenas de pessoas.

A Geladeira Solidária, como foi batizada, foi inspirada em uma ação em Goiânia, no estado de Goiás. O objetivo é criar um espaço para que pessoas carentes ou em situação de rua possam se alimentar com qualidade. Na porta, as regras são claras: é obrigatório que a comida esteja embalada e com data de fabricação. Além disso, é proibido doar bebidas alcoólicas, carnes cruas, ovos e alimentos em embalagens abertas.

O grupo à frente da iniciativa prefere ficar no anonimato. À reportagem, uma integrante contou que o investimento foi de menos de R$ 500. A geladeira, que funciona e refrigera os alimentos, está ligada a um ponto de luz, financiado por uma associação. “É um custo muito baixo. No início, abastecemos a geladeira. Agora, a própria população tem se mobilizado. Plantamos uma semente que qualquer pessoa pode multiplicar”, resumiu.

Iniciativa que faz a diferença

Elizabete Santana, de 41 anos, vive nas ruas do Recife desde os nove. A fome é uma companhia ingrata e constante. “Tem dias que é muito difícil achar alguma coisa pra comer. Já aconteceu de passar o dia sem nada. A ideia da geladeira é muito boa. ”, comemora.

As irmãs Eliane Pessoa, 70, e Solange Branco, 72, souberam da iniciativa através de um grupo em um aplicativo de mensagens instantâneas. Eliane mora no bairro de Boa Viagem, Zona Sul da capital e Solange, na Ilha do Leite, também na área central. Na tarde de ontem, elas compraram, em conjunto com outras duas irmãs, alimentos para abastecer a geladeira.
“Assim que soubemos do projeto, decidimos que iríamos ajudar. Iniciativas assim deveriam existir em toda a cidade”, defende Eliane. “Temos o costume de fazer doações. Vamos continuar vindo aqui trazer alimentos. É uma ideia maravilhosa que está sendo colocada em prática”, completou Solange.

A Geladeira Solidária fica na esquina da da Rua Siqueira Campos com a Rua do Sol, próximo ao prédio dos Correios.

Foto; Bobby Fabisak/JC Imagem
- Foto; Bobby Fabisak/JC Imagem
Foto; Bobby Fabisak/JC Imagem
- Foto; Bobby Fabisak/JC Imagem
Foto; Bobby Fabisak/JC Imagem
- Foto; Bobby Fabisak/JC Imagem
Foto; Bobby Fabisak/JC Imagem
- Foto; Bobby Fabisak/JC Imagem

Últimas notícias