SEMANA SANTA

Missa dos Santos Óleos reúne o clero em Olinda

Padres e diáconos da Arquidiocese de Olinda e Recife renovaram os votos sacerdotais. Houve também benção dos óleos do batismo, crisma e unção dos enfermos

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 18/04/2019 às 13:15
Foto: Luís Carlos Oliveira /  TV Jornal
Padres e diáconos da Arquidiocese de Olinda e Recife renovaram os votos sacerdotais. Houve também benção dos óleos do batismo, crisma e unção dos enfermos - FOTO: Foto: Luís Carlos Oliveira / TV Jornal
Leitura:

A tradicional Missa dos Santos Óleos, que acontece sempre na Quinta-feira Santa, reuniu cerca de 300 padres e 200 diáconos na Catedral da Sé, no Sítio Histórico de Olinda, no Grande Recife, na manhã desta quinta-feira (18). O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, reuniu o clero para juntos abençoarem os óleos que serão usados, durante um ano, na unção dos enfermos e nas celebrações de batismo e crisma realizadas nas 138 paróquias da arquidiocese. A cerimônia foi o momento também para renovação dos votos sacerdotais dos religiosos.

“Ao renovarmos a nossa missão como sacerdotes e o nosso compromisso de servir ao povo de Deus, devemos nos colocar como ministros da reconciliação. Sempre respeitando a liberdade de cada um, se quisermos realmente construir uma igreja pascal”, destacou dom Fernando durante a homilia.

Ele lembrou uma fala do papa Francisco, dita na Missa dos Santos Óleos do ano passado, no Vaticano. “O papa Francisco disse que no momento que nós, sacerdotes, nos sentirmos longe de Deus, devemos nos aproximar ainda mais do povo. Pois as pessoas mais simples são as que mais nos ensinam a ver Jesus de outra maneira”, comentou o arcebispo de Olinda e Recife.

Dom Fernando ressaltou ainda que no dia 3 de setembro será celebrado os 80 anos do 3º Congresso Eucarístico Nacional, realizado no Recife em 1939. Em 2020, entre os dias 12 e 15 de novembro, a capital pernambucana voltará a receber o evento, que terá como tema Pão em todas as mesas.

“É lamentável que, em pleno século 21, ainda sejamos exigidos a falar de miséria e fome. Nós só seremos uma Igreja pascal se todos, sacerdotes e comunidade, não tivermos receio de ligar a fé com a vida concreta e com o compromisso de transformar essa sociedade de forma que, como diz o lema da Campanha da Fraternidade, se faça jorrar, como um rio transbordante, o direito e a justiça no mundo", comentou dom Fernando.

LAVA PÉS

Nesta quinta-feira, às 16h, dom Fernando presidirá a Missa da Ceia do Senhor na Igreja de Nossa Senhora do Pilar, no Recife Antigo. A celebração rememora a instituição do sacramento da Eucaristia, quando, na última ceia, Jesus entrega aos discípulos pão e vinho, remetendo ao seu corpo e seu sangue.

Depois acontecerá o ritual do Lava pés. Doze pessoas da comunidade, escolhidas pelo arcebispo, terão seus pés lavados pelo religioso, numa referência ao momento que Cristo humildemente fez o mesmo com seus discípulos.

Últimas notícias