Procissão da Bandeira dá início aos cortejos à Nossa Senhora dos Prazeres

Ao longo dos próximos nove dias serão realizados diversos atos religiosos, como celebrações eucarísticas, missas campais e apresentações musicais, na matriz de Nossa Senhora do Rosário, de onde partiu o cortejo

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 21/04/2019 às 17:47 | Atualizado em 18/02/2022 às 9:00
Foto: Divulgação/Chico Bezerra/PJG
Ao longo dos próximos nove dias serão realizados diversos atos religiosos, como celebrações eucarísticas, missas campais e apresentações musicais, na matriz de Nossa Senhora do Rosário, de onde partiu o cortejo - FOTO: Foto: Divulgação/Chico Bezerra/PJG
Leitura:

A tarde deste Domingo de Páscoa (21) em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife foi marcada por muita fé durante a tradicional Procissão da Bandeira. Centena de fiéis acompanharam o andor que marca o início dos cortejos em homenagem à Nossa Senhora dos Prazeres.

A caminhada partiu da matriz e retornou ao Santuário, no Parque Histórico Nacional dos Guararapes. Ao longo dos próximos nove dias serão realizados diversos atos religiosos, como celebrações eucarísticas, missas campais e apresentações musicais, na matriz de Nossa Senhora do Rosário, de onde partiu o cortejo.

 O ciclo de atividades integra a grade da programação da 362ª Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, um dos mais tradicionais e importantes eventos do calendário religioso de Pernambuco.

 HISTÓRIA

A famosa manifestação cultural comemora o término da Batalha dos Guararapes, quando, de acordo com a tradição, Nossa Senhora dos Prazeres teria aparecido milagrosamente diante dos soldados brasileiros e fortalecido as tropas contra a invasão dos holandeses. Em ato de agradecimento, o comandante Francisco de Menezes mandou edificar uma capela-mor e requisitou que, desde então, fosse realizado, anualmente, um grande festejo, com muita pompa, em homenagem à Virgem. A partir daí, os monges passaram a organizar a festa, reconhecida nacionalmente.

A FESTA


De hoje até a segunda-feira (29), a expectativa é de que mais de 300 mil pessoas participem das programações religiosas e artísticas do evento, popularmente conhecido como Festa da Pitomba. Este ano, a partir da próxima quinta-feira (25), mais de 30 artistas se revezarão nos polos religiosos, artísticos e culturais. Entre as atrações, estão os cantores Elba Ramalho, Pablo, Michele Melo, Silvério Pessoa, Petrúcio Amorim e Nádia Maia. Integram a grade, ainda, bandas como Torpedo, Sedutora, Kitara e Patusco, além dos MC’s Troinha, Japão, Tocha, Roginho e Vitinho Polêmico. A programação completa está disponível no site da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes (jaboatao.pe.gov.br).

SEGURANÇA

Diversas secretarias municipais estarão atuando, conjuntamente, na festa. Mobilidade, acessibilidade, segurança e saúde, são algumas das secretaria envolvidas.  Nesse suporte participaram mais de 1.800 profissionais entre seguranças particulares, guardas municipais, agentes de trânsito, bombeiros, policiais civis e militares, amparados por bases móveis de videomonitoramento, viaturas e uma delegacia itinerante, estarão de prontidão durante os nove dias do evento. Já a Secretaria Municipal da Saúde colocará 60 servidores para garantirem o suporte ao público, com o apoio de um posto médico e três ambulâncias.

Últimas notícias