Religião

Missa solene marca a reabertura da Igreja Matriz de Santo Antônio

Localizado no Centro do Recife, a Matriz de Santo Antônio passou por obra de restauração durante quatro anos. Reabertura oficial será em 2 de junho de 2019

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 15/05/2019 às 8:08
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Localizado no Centro do Recife, a Matriz de Santo Antônio passou por obra de restauração durante quatro anos. Reabertura oficial será em 2 de junho de 2019 - FOTO: Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Leitura:

Fechada para obra de restauração de outubro de 2014 a dezembro de 2018, a Igreja do Santíssimo Sacramento (Matriz de Santo Antônio) será reaberta oficialmente no próximo dia 2 de junho com missa solene presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. A celebração, às 11h, também marca o retorno das atividades religiosas no templo católico localizado na esquina da Avenida Dantas Barreto com a Rua Nova, no bairro de Santo Antônio, Centro do Recife.

No mês de junho, só estão programadas missas dominicais, sempre às 11h, informa o pároco da Igreja Matriz de Santo Antônio, dom Marcelo Gomes Costa. As missas diárias, de segunda a sexta-feira, ao meio-dia, voltam a ser celebradas a partir de julho. A data escolhida para a reabertura do prédio coincide com a festa da Ascensão do Senhor, quando a Igreja Católica comemora a subida de Jesus ao céu, 40 dias depois de sua ressurreição, explica dom Marcelo Gomes Costa.

A igreja passou por obra de restauração estrutural, financiada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) com recursos do programa federal PAC Cidades Históricas. Em dezembro de 2018, quando o Iphan entregou o prédio à paróquia, dom Marcelo Gomes Costa celebrou a missa de Natal, na noite de 24 de dezembro, na Matriz de Santo Antônio. No mês passado (abril), ele reuniu novamente os fiéis no templo para celebrar a Festa de São Jorge, dia 23.

“Agora vamos retomar as atividades regulares, com missas, batizados e casamentos. A Matriz de Santo Antônio tem uma tradição de ser procurada para batismos, é uma igreja com representatividade muito grande para a população católica”, declara dom Marcelo Gomes Costa. Do dia 2 de junho em diante a sacristia funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, para atendimento ao público.

Obra

Representante da arquitetura barroca em Pernambuco, a Igreja Matriz de Santo Antônio é uma construção do século 18 e tem como patrono o Santíssimo Sacramento. Nos quatro anos e dois meses em que ficou fechada para obra de restauração a edificação teve a coberta toda recuperada. O telhado estava escorado e era o problema mais grave do prédio.

A empresa contratada pelo Iphan também providenciou a substituição das instalações elétrica e hidráulica, colocação de rampa de acessibilidade na entrada pela Rua Nova, luminárias internas, iluminação externa, recuperação e pintura das fachadas (incluindo a casa paroquial) e limpeza de cantaria (pedras que circundam portas e janelas). A intervenção custou R$ 4,5 milhões.

Os trabalhadores da firma responsável pela intervenção ainda estão no prédio da Matriz de Santo Antônio, esta semana, para fazer reparos na coberta, que apresentou vazamento. “São ajustes comuns em obras desse tipo, depois que testamos a instalação elétrica e o som também percebemos a necessidade de pequenas correções”, diz o religioso.

Últimas notícias