CORPUS CHRISTI

Arcebispo de Olinda e Recife celebra missa de Corpus Christi

Centenas de fiéis participaram de missa na Catedral da Sé

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 20/06/2019 às 11:33
Foto: TV Jornal
Centenas de fiéis participaram de missa na Catedral da Sé - FOTO: Foto: TV Jornal
Leitura:

O Arcebispo de Olinda e Recife Dom Fernando Saburido celebrou, na manhã desta quinta-feira (20), a missa de Corpus Christi, na Catedral da Sé, em Olinda, com a presença de centenas de fiéis. A data é uma comemoração litúrgica da Igreja Católica que celebra o Corpo de Cristo e o ministério da eucaristia.

“Hoje é o dia em que nós externamos a nossa fé na eucaristia. Na Quinta-feira Santa nós celebramos a instituição da eucaristia, adoramos a eucaristia, elevamos para o público essa nossa fé através das procissões que são feitas. No dia de Corpus Christi, as pessoas costumam fazer aqueles tapetes para poder homenagear a eucaristia e mostrar a nossa reverência, nossa gratidão a Jesus por esse presente que ele nos deu, a eucaristia que alimenta a nossa vida espiritual, que nos dá forças para superar as dificuldades””, explicou o Arcebispo Dom Fernando Saburido.

Durante o dia de Corpus Christi, todas as paróquias realizam uma programação própria. Porém, na catedral, se reúnem todos os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão. “Nós nos reunimos hoje para juntos celebrarmos a eucaristia. Também porque este ano nós vamos anunciar Ano Santo Eucarístico, que começa no dia 3 de setembro por conta dos 80 anos do 3º Congresso Eucarístico Nacional que aconteceu aqui no Recife”, disse Dom Fernando.

Em preparação para o 18º Congresso Eucarístico do próximo ano, que será realizado em novembro, a igreja estabelece um ano de reflexão sobre a eucaristia. Renata Paskevicis, 38, empresária e ministra da eucaristia afirmou que será um ano de caminhada. “Hoje a gente dá mais um sim para estar servindo a Deus e à eucaristia, levando para os doentes e servindo a Deus na igreja, dando a comunhão. A gente está se preparando, vai ser um ano de caminhada do Congresso e eu espero que toda a igreja se una para esse congresso porque é  muito importante para Recife e Olinda e para toda a comunidade cristã. É um momento de partilha, vamos todos nos unir para isso”, disse.

A servidora pública Áurea Basílio, 35, é de Belém do Pará e está de férias em Pernambuco. Ela saiu de Porto de Galinhas e foi até Olinda para participar da missa de Corpus Christi. ““É bem emocionante, a fé e muito importante na minha vida. Eu sou cristã e acho importante conhecer os locais, a cultura e principalmente Olinda tem igrejas muito antigas e é bom conhecer a história e a cultura do local também, além da questão religiosa”, disse.

Após a missa, o Arcebispo de Olinda e Recife conduz a eucaristia até o Mosteiro de São Bento, onde é dada a benção do Santíssimo e feito um momento de oração pelo Congresso.

Últimas notícias