São João

Santos Juninos são homenageados em procissão no Recife

A 13ª edição da Procissão dos Santos Juninos será realizada neste sábado (22) com saída do Santuário do Morro da Conceição

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 22/06/2019 às 8:08
Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação/PCR
A 13ª edição da Procissão dos Santos Juninos será realizada neste sábado (22) com saída do Santuário do Morro da Conceição - FOTO: Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação/PCR
Leitura:

Em todos os momentos da nossa vida há o tempo de pedir e o tempo de agradecer. Neste sábado (22/06), antevéspera de São João, é o dia em que forrozeiros, vendedores de canjica, quadrilheiros e costureiras do Recife se reúnem numa caminhada para agradecer por tudo que conquistaram em nome de José, Antônio, João e Pedro. Se quiser participar da festa, sinta-se convidado. A 13ª Procissão dos Santos Juninos começa às 16h no Santuário do Morro da Conceição, localizado na Zona Norte da cidade.

Manifestação religiosa e profana, a procissão foi lançada pela Secretaria de Cultura do Recife em 2007. “O ciclo junino cria uma oportunidade para as pessoas ganharem dinheiro extra, nada mais justo do que agradecer aos santos por tudo o que eles proporcionam”, declara o gestor de cultura popular da secretaria, Marcelo Varella. O cortejo descerá o Morro da Conceição às 18h e seguirá a pé até o Sítio Trindade, em Casa Amarela, na mesma região, arrastando mais de duas mil pessoas, pelos cálculos da prefeitura.

“Será uma programação típica da nossa cultura popular. Teremos a concentração às 16h e entraremos no santuário do Morro às 17h para a cerimônia da sagração das bandeiras de São José, Santo Antônio, São João, São Pedro, Santa Isabel e Sant’Ana, todos ligados ao ciclo junino”, diz Marcelo Varella. Na celebração da bênção o artista Josildo Sá vai cantar a Ave Maria Sertaneja de Luiz Gonzaga. Vinte bandeiras participam da Procissão dos Santos Juninos, conduzidas por populares que representam blocos líricos do Carnaval e pastoris de Natal, entre outros grupos.

Antes de seguir para o Sítio Trindade haverá outra cerimônia, do lado de fora da igreja. “Vamos formar um círculo em volta da imagem da santa, para prestar homenagem a Nossa Senhora da Conceição”, informa Marcelo Varella, acrescentando que o santuário apoia a procissão desde a primeira edição. Uma caminhonete levará o andor com as imagens de São José, Santo Antônio, São João e São Pedro. “São José faz parte do cortejo porque é no dia dele, 19 de março, que agricultores plantam o milho do São João”, explica.

Caminhada de 2018 em foto de Andréa Rêgo Barros (Divulgação/PCR)

Bacamarteiros, banda de pífanos e duas bandas de música com hinos e dobrados (ritmo de marcha militar) acompanharão o percurso até a Rua da Harmonia. Desse trecho até o portão do Sítio Trindade quem faz a animação é a Forrovioca, a versão junina da Frevioca, com trio de forró. “O andor com as imagens dos santos ficará exposto no chalé do sítio.” A Procissão dos Santos Juninos é realizada no domingo que antecede o Dia de São João, 24 de junho, mas este ano foi antecipada para o sábado porque a data coincide com a véspera da festa.

Festa nos bairros

Além da caminhada dos Santos Juninos, a partir deste sábado (22) a cidade do Recife oferece outras atrações para quem não pretende passar o feriado prolongado do São João em casa. Foram montados arraiais de bairro em Brasília Teimosa, Campo Grande, Bongi, Cordeiro (Compaz), Ibura, Totó, Lagoa do Araçá (Imbiribeira), Vila Tamandaré (Estância), Barro, UR-2 (Ibura), Alto Santa Terezinha (Compaz) e Poço da Panela. Este último, localizado na Zona Norte, ganha o arraial pela primeira vez, de acordo com a Secretaria de Cultura.

A prefeitura também apoia outros arraiais no Córrego do Euclides (Alto José Bonifácio), Iputinga (dois espaços), Campina do Barreto, Mangabeira, Chié (Campo Grande), Morro da Conceição, Mustardinha, Casa Amarela, Cajueiro, Alto José Bonifácio, Várzea, Três Carneiros (Ibura), Madalena, Arruda, Alto José do Pinho e UR-2 (Ibura). Cada um deles terá dois ou três dias de programação.

No Sítio Trindade, Maciel Salu se apresenta às 19h deste sábado (22) e a noite continua com André Macambira (20h20), Silvério Pessoa: Cabeça Feita (21h40) e Beto Hortis (23h). A progamação infantil se inicia às 15h40 do domingo (23), véspera de São João, com a Banda Alegria de Brincar. Tio Bruninho entra em cena às 17h. Na segunda-feira (24), feriado municipal, a brincadeira da criançada será a partir das 15h com a Cia de Dança, seguida de Ilana Ventura (15h40) e do Bailinho Maravilha (17h).

 Acorda Povo de 2018 em foto de Bobby Fabisak (JC Imagem)

Em Areias, bairro da Zona Oeste, moradores da Vila das Lavadeiras promovem mais uma edição do Acorda Povo, procissão religiosa em homenagem a São João e ao orixá Xangô. A festa para o mais famoso dos santos juninos, criada em 1941, começa no fim da noite do dia 23. A caminhada tem início às 4h da madrugada do dia 24.

Últimas notícias