Metrô

Linha Centro do metrô do Recife só opera totalmente na quinta-feira

Chuvas do domingo atrapalharam os trabalhos dos técnicos e adiaram a retomada da operação total em um dia

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 15/07/2019 às 12:58
Léo Motta/JC Imagem
Chuvas do domingo atrapalharam os trabalhos dos técnicos e adiaram a retomada da operação total em um dia - FOTO: Léo Motta/JC Imagem
Leitura:

Atualizada às 17h29

A previsão de retomada da operação completa da Linha Centro do metrô do Recife ficou para quinta-feira (18) segundo a estimativa da Superintendência da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) no Recife. As chuvas do domingo dificultaram os trabalhos de recuperação da rede aérea do sistema, atrasando o cronograma estimado. Os técnicos têm trabalhado continuadamente desde as primeiras horas do domingo para tentar retomar a operação ao menos parcial da linha, o que poderá acontecer nesta terça-feira (16).

Confira o especial multimídia UM METRÔ AINDA RENEGADO

“Nosso objetivo é colocar a Linha Centro para operar em via singela, como chamamos, que é com uma única via. É uma solução que significa um intervalo maior entre os trens, mas pelo menos garantimos a operação. Só que o domingo foi de muita chuva. Trabalhamos até de madrugada, mas foi necessário parar em alguns momentos por causa da água. Todo o trabalho é feito ao ar livre, na linha férrea. Por isso, o prazo inicial de retomada total que era na quinta está sendo adiado em mais um dia”, explicou o superintendente do metrô do Recife, Leonardo Villar Beltrão.

A confirmação da operação parcial, entretanto, só será dada no fim desta terça-feira

INTERVALOS MAIORES

A confirmação da operação parcial, entretanto, só será dada no fim desta terça-feira. Se for confirmada, os 260 mil passageiros que utilizam a Linha Centro do metrô diariamente devem estar preparados para enfrentar intervalos mais demorados. Na verdade, o dobro do tempo que esperam novamente. “Isso acontecerá porque só teremos uma via para atender os dois sentidos entre as Estações Ipiranga e Mangueira, trecho onde tivemos o problema na rede aérea. No pico, o intervalo que hoje é de 5 minutos deve ir para 10 minutos. E no vale (fora pico), passará de 7 minutos para 12 ou 14 minutos. É uma estimativa”, argumenta Leonardo Villar Beltrão. Lembrando que a Linha Sul e o VLT estão operando normalmente.

Últimas notícias