CELEBRAÇÃO

Instituto Peró completa 15 anos com mais de cinco mil atendimentos

Em comemoração aos 15 anos do instituto, uma exposição acontece no Shopping Guararapes a partir desta sexta-feira (16)

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 15/08/2019 às 19:40
Foto: Divulgação
Em comemoração aos 15 anos do instituto, uma exposição acontece no Shopping Guararapes a partir desta sexta-feira (16) - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

O Instituto Peró Arte e Cidadania é uma organização sem fins lucrativos mantida pelos empreendedores do Shopping Guararapes e completa 15 anos. Em comemoração, uma exposição aberta para visitação vai acontecer, gratuitamente, entre os dias 16 de agosto e 8 de setembro, no corredor da Le Biscuit, no próprio centro de compras. A comemoração se dá, também, porque os números de atendimentos ultrapassam a marca de cinco mil pessoas. O Peró foi criado com o objetivo de contribuir para a construção de um futuro melhor para as crianças, adolescentes e jovens do município de Jaboatão dos Guararapes.

As atividades ofertadas são diversas como aulas de dança, música, mediações de leitura, cidadania e educação ambiental para crianças e adolescentes. Para os jovens, com idade de 18 a 24 anos, projetos de formação profissional, como o ‘Qualificar’, são a porta de entrada para a carreira profissional. Eles recebem, além da formação, orientações e encaminhamento para o mercado de trabalho. O 'Jovem Aprendiz' desenvolve habilidades e competências para jovens entre 14 e 24 anos que estão em busca da primeira experiência profissional.

Jonas Alves, de 21 anos, é estudante de música e frequentou o instituto por cinco anos. Lá, ele era envolvido com aulas de arte-educação, foi aluno do grupo focal, músicas e ainda fazia aula de dança e capoeira.

Os anos que passei no Instituto foram muito enriquecedores para o que faço hoje como artista da dança. Mas além da carga artística, que faz toda diferença hoje na minha vida profissional, eu aprendi muito sobre cidadania

O Peró também tem, como foco, auxiliar as famílias dos participantes de seus projetos, oferecendo ações de incentivo ao empreendedorismo, como o ''Solarte'', que é um grupo formado por mães empreendedoras que, graças ao instituto, se uniram para produzir artesanatos e aumentar a renda familiar.

O Instituto Peró também tem projetos de incentivo à leitura, como a ''Biblioteca Peró'', que possui mais de 6.000 títulos disponíveis, contendo materiais de literatura infantil, juvenil e adulta, DVDs e revistas. Este espaço é disponível para todos, mas, para ter acesso, é preciso se cadastrar na própria biblioteca. Os espaços públicos como praças, parada de ônibus, entre outros também são contemplados pelo Peró com incentivo à leitura através do projeto ''Histórias Andantes''.

Últimas notícias