decon

Vigilância Sanitária interdita e notifica dois supermercados em Olinda

Estabelecimentos apresentavam irregularidades na limpeza e também na comercialização de produtos vencidos

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 29/08/2019 às 16:51
Foto: Divulgação
Estabelecimentos apresentavam irregularidades na limpeza e também na comercialização de produtos vencidos - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Dois supermercados da mesma rede foram alvos da Vigilância Sanitária e da Delegacia de Polícia de Crimes Contra o Consumidor (DECON), na manhã desta quinta-feira (29), em Olinda. Um dos estabelecimentos foi interditado e o outro notificado por conta da comercialização de produtos vencidos, mal armazenados, pela presença de insetos e pela ausência do controle de pragas. 

A Vigilância Sanitária de Olinda recebeu uma denúncia de um consumidor que havia adquirido um pão da padaria do supermercado e encontrado um inseto no produto, então o órgão foi até o local e realizou a interdição do ponto comercial. Ao tomar conhecimento de que havia outro supermercado da mesma rede em um bairro próximo, a Vigilância Sanitária foi até o segundo estabelecimento, também encontrou irregularidades e notificou a empresa. 

“É importante explicar ao consumidor que o alimento muitas vezes não está vencido, não está impróprio para o consumo, mas está impróprio para a comercialização, como uma carne que não está devidamente refrigerada. O consumidor pode fazer denúncias por vários canais, como a vigilância sanitária do seu município, o disque denúncia no 3421-9595 ou na delegacia do consumidor”, explicou a delegada Beatriz Gibson, titular da Delegacia do Consumidor. 

Interdição e notificação 

Os dois estabelecimentos apresentaram irregularidades, entretanto um deles foi interditado e o outro apenas notificado. Segundo a delegada titular da Delegacia do Consumidor, no primeiro ponto comercial fiscalizado e interditado a situação era pior que a do segundo. 

“Quando chegamos a um estabelecimento comercial, a primeira coisa que solicitamos é o controle de pragas. Todo estabelecimento comercial que trabalha com alimentos tem que ter o controle de pragas em dia. Além disso, não adianta  ter o controle de pragas se não houver as barreiras físicas e isso foi primordial para a interdição, a falta de controle de pragas, de contenção de barreiras físicas e do relatório de descarte de alimentos vencidos no primeiro estabelecimento”, explicou.  

No caso do segundo mercado, a Vigilância Sanitária encontrou apenas alguns alimentos vencidos, que foram recolhidos e o estabelecimento notificado.

Últimas notícias