Soluções Urbanas

Abertas inscrições para seminário sobre habitação, promovido pelo SJCC

O déficit habitacional na Região Metropolitana do Recife será o primeiro tema de uma série de seminários que o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) realizará, a partir deste mês. Primeiro evento será dia 25 de setembro

Editoria de Cidades
Cadastrado por
Editoria de Cidades
Publicado em 17/09/2019 às 10:10
Foto: Leo Motta/JC Imagem
O déficit habitacional na Região Metropolitana do Recife será o primeiro tema de uma série de seminários que o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) realizará, a partir deste mês. Primeiro evento será dia 25 de setembro - FOTO: Foto: Leo Motta/JC Imagem
Leitura:

O déficit habitacional na Região Metropolitana do Recife será o primeiro tema de uma série de seminários que o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) realizará, a partir deste mês, para discutir os principais problemas que impactam no desenvolvimento da RMR e nas condições de vida de seus moradores. O Seminário Soluções Urbanas vai abordar também, ao longo deste e do próximo ano, questões como mobilidade, turismo e saneamento. É no Grande Recife que se concentram quase 50% do déficit habitacional do Estado. A falta de moradia se traduz no aumento de habitações inadequadas em áreas de risco, como as palafitas e as ocupações nos morros das cidades.

As inscrições para participar do evento já estão abertas e podem ser feitas através do e-mail [email protected] ou no site do evento. O primeiro seminário será realizado no próximo dia 25, no auditório do SJCC, na Rua do Lima, bairro de Santo Amaro, na região central do Recife.

No encontro, especialistas vão compartilhar experiências e apresentar modelos que já estão dando certo em várias capitais do País, como São Paulo, João Pessoa e Aracaju. Os temas serão divididos em dois painéis. O primeiro, que trata sobre os “Marcos Regulatórios e Moradias Sociais”, terá a participação do arquiteto Marcelo Ignatios, superintendente de Estruturação de Projetos da SP Urbanismo; de Antônio Alexandre, secretário de Planejamento Urbano da Prefeitura do Recife, e do empresário Avelar Loureiro Filho, presidente da ACLF Empreendimentos. O moderador deste painel será o arquiteto e urbanista Geraldo Marinho.

Na segunda rodada de debates, serão apresentadas experiências bem-sucedidas de enfrentamento do déficit habitacional. Os convidados são Matheus Cardoso, empreendedor social e fundador do projeto Moradigna, de São Paulo; André Coelho, secretário adjunto de Habitação da Prefeitura de João Pessoa, responsável pelo projeto de recuperação de áreas degradadas no centro histórico da capital paraibana; e Antônio Sérgio Ferrari, secretário municipal de Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização de Aracaju, que esteve à frente do processo de erradicação das palafitas na capital sergipana. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas até o próximo dia 24, véspera do encontro.

SÉRIE DE REPORTAGENS

O seminário será antecedido por uma série de reportagens sobre a falta de moradia na RMR, cuja publicação no Jornal do Commercio começa no próximo domingo e segue até terça-feira (24). As matérias especiais vão traçar um diagnóstico do problema, considerando a falta de recursos e os recentes cortes feitos no maior programa habitacional do País, o Minha Casa Minha Vida.

O conteúdo jornalístico também discutirá como os instrumentos urbanos previstos nos planos diretores de cada cidade, como outorga onerosa e IPTU progressivo, podem e devem ajudar na produção de habitação de interesse social. As reportagens serão veiculadas também nos demais veículos do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação: TV Jornal/SBT, Rádio Jornal e Portal NE10.

Últimas notícias