SEMANA DA CRIANÇA

Parque de Dois Irmãos prepara programação especial para as crianças

Trilhas, visita aos bastidores do zoo, contação de história, oficinas e muito mais estão na programação

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 07/10/2019 às 19:35
Foto: Divulgação
Trilhas, visita aos bastidores do zoo, contação de história, oficinas e muito mais estão na programação - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Já que estamos na semana da criança, nada melhor que uma programação especial para elas, concorda? Pensando nisto, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas) preparou uma programação especial para os baixinhos nesta semana para o Parque de Dois Irmãos. Até o domingo (13), o equipamento, localizado na Zona Norte do Recife, tem uma equipe preparada para garantir o entretenimento dos baixinhos. Os ingressos custam R$ 3,00. Visitantes com mais de 60 anos, crianças com até um metro de altura e pessoas com deficiência e seus acompanhantes não pagam.

O secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti, afirmou que a programação especial reforça o compromisso do equipamento em promover a aproximação das famílias com a natureza. “Este ano, a programação do Parque reforça o seu compromisso, realizando ações de educação ambiental, de forma lúdica e atrativa para os nossos visitantes, garantindo também o cuidado com o bem-estar dos animais”, afirmou ele.

Pintura de rosto

Para ajudar a criançada a entrar no clima da temática ambiental, uma pintura de rosto com imagens de animais silvestres e da flora nativa está programada para acontecer de 8 a 11/10, entre 9h e 11h e das 14h às 16h, numa tenda montada próxima ao prédio administrativo do zoológico.

Escolas

As escolas também estão incluídas na programação especial do zoo. Durante a semana, haverá, também, atividades exclusivas para os alunos, como trilhas interpretativas na Mata Atlântica e visitas aos bastidores do zoo, com vivências no setor de nutrição, espécie de cozinha do parque, onde são preparadas as refeições dos animais, quarentena (local de repouso e recuperação dos animais) e, também, a clínica veterinária, onde as espécies recebem os cuidados especiais de médicos veterinários e biólogos. Para participar, as escolas deverão se inscrever através do telefone (81) 3184-7754.

Para as demais idades

Para as demais idades estão previstas, ainda, oficinas de plantio de mudas de espécies nativas do bioma Mata Atlântica, na sementeira do parque, além de exposições sobre répteis (os ingressos para esta atividade serão vendidos separadamente ao da entrada) e de esqueletos e ossos de animais silvestres (osteotecnia). Outras atividades reservadas são as de educação ambiental, do projeto Preguiça de Garganta Marrom e de falconaria, uma espécie de brincadeira que estimula voos de aves de rapina mediante recompensa.

Fim de semana da criança

No Dia das Crianças (sábado, 12/10) e no domingo, está preparada uma programação lúdica, como as crianças gostam, com teatro, contação de histórias, oficinas e brincadeiras. Durante o funcionamento, os recreadores e arte educadores realizarão brincadeiras de quintal, na área do parquinho e na cidade das crianças.

Confira a programação completa

De terça (08) a sexta (11)

•9h às 11h e 14h às 16h - Pintura de rosto com temas de fauna e flora.

Local: Próximo ao prédio administrativo

•9h às 11h e 14h às 16h - Exposição de ossos e esqueletos de animais silvestres (osteotecnia)

Local: Prédio ao lado do Centro Vasconcelos Sobrinho de Educação Ambiental

•9h às 11h e 14h às 16h - Exposição Mundo dos Répteis

Local: Parque Estadual de Dois Irmãos (Centro Vasconcelos Sobrinho).

•10h às 11h - Zoo bastidores (visita guiada aos setores de nutrição, quarentena  - local de repouso e recuperação dos animais) e clínica veterinária. A atividade é destinada às escolas, mediante agendamento pelo telefone)

Local: Setores de nutrição, quarentena e clínica veterinária

•10h às 11h / 14h às 16h - Educação Ambiental do Projeto Preguiça de Garganta Marrom

Local: Alameda dos primatas

•14h30 / 15h30 - Atividade de falcoaria

Local: Bosque do pau-brasil, ao lado do prédio administrativo

•11h às 16h - Trilha interpretativa na Mata Atlântica (curta)

Local: Saída do prédio administrativo, com destino ao Açude do Meio

•14h às 16h - Oficina de plantio de mudas de espécies da Mata Atlântica

Local: Sementeira do Parque

•11/10  - As atividades acontecem exclusivamente na sexta-feira - Serão realizadas pelo Parque de Dois Irmãos, em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, com participação dos professores Ednilza Maranhão dos Santos, Jeane Claine de Albuquerque Modesto e Luiz Augustinho Menezes da Silva. Não é necessário agendar.

Local: Auditórios do Parque

Horário: 9h às 11h - 14h às 16h 

Auditório 1 - Programação:

•Exposição sobre morcegos 

•Exposição sobre artrópodes (aranhas, escorpiões, insetos e miriápodes), com ênfase às espécies peçonhentos

•Exposição sobre invertebrados marinhos (crustáceos, moluscos e cnidárioas)

•Atividades lúdicas para as crianças (jogos e desenhos)

Auditório 2 - Programação:

•Teatro de fantoches - Serão realizadas várias apresentações ao longo do dia, com 30 minutos de duração

•Roda de leitura

FIM DE SEMANA DAS CRIANÇAS

•Sábado e domingo, 9h às 16h

Serão realizadas atividades como brincadeiras, oficinas, esquetes teatrais e contação de história em todos os polos:

Polo 1 - Local: Parquinho

Polo 2 - Local: Alameda dos Primatas

Polo 3 - Local: Cidade das Crianças

Últimas notícias