FESTA

Dia de Nossa Senhora Aparecida: Confira a programação da Arquidiocese de Olinda e Recife

Sábado (12), a Igreja Católica comemora o dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 10/10/2019 às 13:28
Foto: Juliana Oliveira/Radio Jornal
Sábado (12), a Igreja Católica comemora o dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida - FOTO: Foto: Juliana Oliveira/Radio Jornal
Leitura:

O próximo sábado (12) é de festa para a comunidade católica. Para comemorar o dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a Arquidiocese de Olinda e Recife divulgou, nesta quinta-feira (10), a programação para a data. 

Às 9h, o bispo auxiliar, dom Limacêdo Antônio, preside a Missa em honra a padroeira do Brasil na paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São João Batista, no bairro Bela Vista, em Vitória de Santo Antão. Na matriz de Nossa Senhora Aparecida, no bairro do Ipsep, na Zona Sul do Recife, dom Fernando Saburido presidirá a Santa Missa, às 10h. À tarde, o bispo auxiliar preside a Missa Solene de encerramento na matriz do Ipsep (às 16h) e a procissão (às 18h).

O Vicariato Vitória de Santo Antão ganhará seu primeiro santuário. Às 17h, a igreja de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, localizada em Juçaral, distrito do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, será elevada a santuário. 

Na solenidade de instalação do santuário, o pároco padre José Araújo dos Santos Júnior, missionário da Comunidade Obra de Maria, será empossado reitor do santuário pelo arcebispo Dom Fernando Saburido, filho de Juçaral e presidente da solenidade. 

O templo que faz parte da paróquia de São José, construído em abril de 2017, abriga desde a sua inauguração a imagem peregrina da Mãe Aparecida, que percorreu todas as paróquias da Arquidiocese, entre os anos de 2016 e 2017, durante o Ano Mariano Nacional. 

A festa em Juçaral tem início ainda na madrugada, às 4h, com caminhada de romeiros, Procissão, Missa Solene e programação cultural. Caravanas de romeiros de Aliança, Cabo, Recife e Vitória também estão confirmadas. 

Imagem de 45 metros de altura 

A região de Juçaral é bastante procurada por romeiros e devotos de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Por isso, está prevista a construção de uma imagem de 45 metros de altura, na Pedra da Pimenta, tendo em sua base uma capela com o Santíssimo Sacramento. A expectativa da arquidiocese é fomentar a vocação natural para o turismo religioso e ecológico no local, favorecendo o desenvolvimento da região. 

A arquidiocese possui quatro as paróquias dedicadas à padroeira do Brasil, localizadas nos municípios de Jaboatão (no bairro Vila Rica, criada no ano 2012), do Paulista (bairro do Janga, criada em 1997),  Recife (bairro do Ipsep, criada em 1958) e Vitória de Santo Antão (bairro Bela Vista, criada no ano 2000).

Programação de Missas e procissões em honra a Mãe Aparecida no Recife e região:

Sábado (12):

Instalação do Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Conceição Aparecida em Juçaral (Cabo de Santo Agostinho). 

4h - II Caminhada da Fé (saída de Jaboatãozinho, Cabo);

14h - Programação oracional, no palco ao lado do Santuário;

15h30 - Saída da Procissão com a imagem peregrina de Nossa Senhora Conceição Aparecida pelas ruas de Juçaral (partindo da igreja de Aparecida, Juçaral);

17h - Missa Solene de Nossa Senhora Conceição Aparecida e cerimônia de instalação do Santuário e posse do Reitor, presidida pelo Arcebispo de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido.

19h - Programação cultural, com apresentação de Dudu do Acordeon.

Informações: (81) 98147-1724/ 3516-3016/3516-3306.

Paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São João Batista (Vitória de Santo Antão): Rua Ester B. da Costa, s/n, Bela Vista, Vitória.

9h - Celebração Eucarística presidida pelo bispo auxiliar, dom Limacêdo Antônio e concelebrada pelo pároco padre Ednaldo Tavares. 

Informações: (81) 3526-2244

61ª festa de Nossa Senhora Aparecida; Paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Ipsep, Recife): Praça Aleixo Oliveira, s/n, Vila do Ipsep. 

5h - Alvorada.

5h30 - Ofício da Imaculada Conceição.

6h15 - Café da manhã comunitário.

7h - Missa votiva de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, celebrante pároco padre João Carlos Magalhães.

10h - Missa Solene de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, presidente arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.

12h - Adoração ao Santíssimo e recitação de 1000 Ave-Marias (Terço dos Homens da Arquidiocese de Olinda e Recife).

15h30 - Bênção com o Santíssimo Sacramento.

16h - Missa solene de encerramento da festa, presidida pelo bispo auxiliar, dom Limacêdo Antonio da Silva.

18h - Procissão de encerramento, percorrendo as ruas do Ipsep.

20h - Bênção com o Santíssimo Sacramento.

20h15 - Programação cultural, show do padre Damião Silva.

Informações: (81) 3497-4126

7ª festa de Nossa Senhora Conceição Aparecida; Paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Vila Rica, Jaboatão): Rua Barão de Moreno, 19, Vila Rica. 

6h30 - Santa missa celebrada pelo pároco padre Deonilson Nogueira.

09h - Missa das crianças, celebrada pelo padre Francisco Inácio Vieira Júnior.

12h - Salva de fogos na matriz de Aparecida.

17h - Solene celebração presidida por Dom Frei Severino Batista de França, bispo emérito de Nazaré. Após a Missa, procissão com a imagem e louvor com o DJ católico Ronny Moura.

Informações: (81)3481-6198

Paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Janga, Paulista): Rua Getúlio Vargas, 423, Janga. 

07h - Procissão saindo da antiga igreja matriz, em direção à matriz atual onde haverá celebração Eucarística.

16h - Procissão saindo do Armazém Coral, em direção à igreja matriz, seguida de celebração solene.

Informações: (81)3010-1415

Últimas notícias