LER PARA CRESCER

Moradores da comunidade Mangueira da Torre ganham biblioteca comunitária

Biblioteca foi montada com ajuda de instituições privadas e moradores. Doações de livros para todas as idades estão sendo aceitas

Cidades
Cadastrado por
Cidades
Publicado em 15/10/2019 às 8:03
Foto: Cortesia
Biblioteca foi montada com ajuda de instituições privadas e moradores. Doações de livros para todas as idades estão sendo aceitas - FOTO: Foto: Cortesia
Leitura:

O sonho de Fabiano da Silva, morador do bairro da Torre, na Zona Norte do Recife, sempre foi ver as crianças da Comunidade da Mangueira da Torre lendo e escrevendo. Há dois anos ele tentava criar, com a ajuda da Associação de Moradores do bairro, uma biblioteca comunitária. Com muito esforço e ajuda de todos os lados, o desejo finalmente saiu do imaginário de Fabiano, virou projeto de extensão da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Biblioteca Comunitária Inez Fornari Mangueira da Torre abriu suas portas. Apesar de já ter algumas atividades, a inauguração oficial do espaço será neste sábado. Apresentações musicais, palestras e recitais fazem parte da programação. 

“Na época que eu estudava, a gente sempre procurar um lugar para ocupar a mente. Mas, não tinha nenhum espaço que a gente pudesse pegar nem um livro para ler. Sempre que eu ia para a escola e tinha um tempo livre eu ficava viajando nas histórias e eu via que isso fazia bem para mim. Quando cresci, quis proporcionar às crianças da minha comunidade essa mesma sensação”, conta Fabiano. Foi a partir da Associação que ele começou a pensar na possibilidade de inserir a leitura na vida da comunidade. “Eu queria presenteá-los com algo duradouro e que trouxesse resultados a longo prazo. Pensei em criar a biblioteca comunitária para as pessoas terem um espaço para crescer, pensar e construir juntos uma nova realidade”. 

O equipamento funciona no prédio da Associação de Moradores e o espaço foi se criando aos poucos e com a ajuda de muitas mãos. O primeiro passo foi a reforma do prédio, feita pelo Colégio Equipe, no primeiro semestre deste ano. Depois que o lugar ficou pronto, moradores precisavam administrar a biblioteca e conseguir os livros que passariam a fazer parte do dia a dia das crianças da Comunidade. Foi aí que uma parceria, mediada pela professora Siane Gois, professora dos cursos de letras e pedagogia da UFPE, levou o projeto adiante. Com a ajuda do professor Clécio Bunzen, também docente da UFPE, foi criado um projeto de extensão que levou alunos da Universidade à Comunidade Mangueira da Torre. Lá, eles se tornaram responsáveis pela seleção, catalogação e tombamento das obras doadas.  

“Tudo foi fruto de muito trabalho coletivo. Felizmente nós conseguimos inscrever a biblioteca como um projeto de extensão e conseguimos 11 alunos de letras e pedagogia nessa caminhada. É muito gratificante ver como tudo foi sendo construído, conseguimos muitas doações e hoje temos um acervo de alta qualidade”, comenta a professora Siane Gois. A primeira das doações de livros foi feita pela Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares. 

Ajuda

O local funciona três vezes na semana com a ajuda dos alunos extensionistas. Nas segundas-feiras das 14h às 17h, nas quartas-feiras das 8h às 12h e aos sábados das 9h às 12h. O acervo já tem mais de 500 livros, mas obras são sempre bem-vindas. São aceitas obras literárias para qualquer idade. Quem puder doar títulos ou tempo se voluntariando ao projeto pode entrar em contato com a coordenação da Biblioteca Comunitária Inez Fornari Mangueira da Torre pelas redes sociais (www.instagram.com/bc_mangueiradatorre) ou pelo telefone (81) 98749-6025 (Fabiano). 

Últimas notícias