Reconhecimento

Instituto JCPM recebe comenda da UFRPE por serviços à educação

Presidente do Grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça recebeu homenagem na reitoria da universidade

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 04/11/2019 às 22:39
Foto: Luisi Marques/JC Imagem
Presidente do Grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça recebeu homenagem na reitoria da universidade - FOTO: Foto: Luisi Marques/JC Imagem
Leitura:

Doze anos de atuação e mais de 36 mil vidas transformadas através da educação. Este é o currículo do Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM), que atende jovens com idades entre 16 e 24 anos em quatro Estados brasileiros. Por seu impacto na vida de meninos e meninas pernambucanas, o braço social do Grupo JCPM recebeu nesta segunda-feira (4) a Medalha Mérito Dom Pedro Roeser, concedida pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) a pessoa física ou jurídica que tenha prestado relevante serviço à sociedade. 

“Esse é um reconhecimento para quem acredita na transformação por meio da educação, da cultura e da arte. Tivemos a felicidade de estar com o doutor João Carlos Paes Mendonça, pelo viés da educação, e com nomes que representam a nossa cultura, como Francisco Brennand, Jessier Quirino e Silvério Pessoa”, afirmou a reitora da UFRPE, Maria José de Sena. “A universidade, enquanto academia, precisa reconhecer trabalhos assim, porque esses são eixos que formam a nossa própria instituição”, completou.

O instituto atua com jovens que vivem no entorno dos empreendimentos do Grupo JCPM. Entre as ações estão cursos pré-vestibular, de qualificação profissional e aperfeiçoamentos, jovem aprendiz, cursos de férias, formação empreendedora, além de oficinas e projetos extracurriculares. No Recife, o Instituto JCPM beneficia moradores dos bairros de Brasília Teimosa e Pina, na Zona Sul da capital. Desde 2007, quando o trabalho começou, 14.761 jovens foram atendidos, 4.199 receberam qualificação e 2.418 foram inseridos no mercado de trabalho.

"É uma maravilha receber esta homenagem de uma instituição tão importante como a UFRPE. Este é um trabalho que nos orgulha, que nos deixa extremamente feliz. Ser reconhecido é muito bom, porque é uma motivação para os estudantes e funcionários que fazem o instituto”, afirmou o empresário João Carlos Paes Mendonça, presidente do Grupo JCPM.

A iniciativa impacta a vida de jovens como Beatryz Lourenço, 19 anos. Moradora de Brasília Teimosa, ela entrou para o Pré-vestibular do IJCPM em 2016. “Lá, recebi muito suporte, tanto emocional quanto nos estudos. Conheci universidades e recebi orientação sobre a área que queria seguir. Hoje curso Serviço Social pelo ProUni (Programa Universidade para Todos) e foi o instituto que me deu a possibilidade de conseguir uma bolsa integral.”

Avanço

O contato de Beatryz Lourenço com o IJCPM foi além. “Em 2017, entrei no jovem aprendiz de vendas e agora estou no jovem aprendiz de administração. O instituto também me deu suporte de renda, me preparou para a universidade e para o mercado de trabalho. Se não fosse o IJCPM eu não estaria trabalhando hoje e não estaria tão bem encaminhada profissionalmente”, diz a estudante.

Para João Carlos Paes Mendonça, esse é um trabalho que precisa ser permanente. “Temos certeza de que só com educação poderemos minimizar os problemas desse País. Não só o governo, como também a sociedade em geral e os empresários todos devem colaborar. Precisamos estar todos unidos por uma só causa: melhorar a qualidade de vida das pessoas”, destacou o empresário.

Últimas notícias