Porto do Recife

Recifenses têm dia de visitação em navios da Marinha do Brasil

Atracados no Porto do Recife, navios que fazem parte da "Operação Mar Limpo é Vida!" estiveram aberto para o turismo

MARÍLIA BANHOLZER
Cadastrado por
MARÍLIA BANHOLZER
Publicado em 24/11/2019 às 17:28
Foto: Marília Banholzer/JC
Atracados no Porto do Recife, navios que fazem parte da "Operação Mar Limpo é Vida!" estiveram aberto para o turismo - FOTO: Foto: Marília Banholzer/JC
Leitura:

Os curiosos em conhecer um navio por dentro e saber mais das atividades da Marinha do Brasil tiveram uma programação gratuita neste domingo (24). O navio de guerra Fragata União esteve aberto para visitação no Porto do Recife e diversas famílias foram conferir a embarcação que também faz parte da Operação Amazônia Azul, Mar Limpo é Vida!, que tem atuado no combate à chegada das manchas de óleo na costa brasileira.

No sábado (23), o navio que estava aberto para visitação foi o Vital de Oliveira, que faz pesquisas hidrográficas e também integra a missão. A embarcação é considerada uma das plataformas de pesquisa mais avançadas do mundo. Com seus equipamentos científicos, o navio é capaz de mapear dados da atmosfera, oceano, solo e subsolo marinhos.

O acesso foi feito através do Terminal Marítimo de Passageiros, onde os visitantes seguiam de ônibus até o ancoradouro do navio. O motorista Jadilson de Barros, 37, foi com a esposa e os dois filhos fazer o passeio neste domingo. “Eu já tinha visto, entrado em um navio e sempre quis trazer meus filhos. Com essa oportunidade, eles puderam conhecer um pouco mais do trabalho da Marinha. Ficaram encantados”, afirmou.

Quem também levou a família para visitar o navio de guerra neste domingo foi o analista de infraestrutura Rildo Wanderley, 46. Ele estive no passeio com a esposa, o filho e o sogro. A família conheceu as instalações do navio, inclusive a cabine de controle e as armas da embarcação. “Acho importante haver esse contato, esse espaço para nós sabermos mais sobre o trabalho das forças armadas que garantem a soberania do País”, ressaltou.

Navios vão embora nesta semana

As duas embarcações ficam no Recife pelo menos até esta terça-feira, quando partirão em expedição pela costa do Nordeste para evitar a contaminação das praias e área de preservação pelo óleo que tem atingido as praias da região deste o fim de agosto deste ano. A próxima parada, no entanto, ainda não foi divulgada pela Marinha do Brasil.

Últimas notícias