GRATIDÃO

Veja como tirar identidade e outros documentos em mutirão do Dia de Ação de Graças no Recife

Além da emissão de documentos, o evento oferece exames médicos e palestras sobre saúde bucal

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 28/11/2019 às 7:34
Foto: Divulgação/DNAG
Além da emissão de documentos, o evento oferece exames médicos e palestras sobre saúde bucal - FOTO: Foto: Divulgação/DNAG
Leitura:

O Parque Treze de Maio, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, recebe, nesta quinta-feira (28), as celebrações da 13ª edição do Dia Nacional de Ação de Graças (DNAG) na cidade. O evento, promovido pelo Comitê Brasileiro do Movimento de Resgate do DNAG, começa a partir das 8h e segue até as 16h. Na programação, estão previstas ações sociais gratuitas de assistência à saúde e cidadania.

Entre as serviços ofertados no DNAG na área de saúde estão atendimentos nas especialidades de urologia, cardiologia, clínica médica, pediatria, fisioterapia, oftalmologia e odontologia, também serão realizados exames de prevenção do colo de útero, mamografia, teste rápido de HIV, sífilis e hepatites B e C. Além disso, quem for ao Parque Treze de Maio na quinta poderá participar de palestras de orientação sobre saúde bucal.

Por meio de parcerias com órgãos públicos e privados, serviços de cidadania, como a emissão de carteira de identidade, certidão de nascimento, casamento e óbito, também serão oferecidos nesta 13ª edição do DNAG. Junto a isso, haverá ainda orientações ao consumidor, consultas e certidões no Detran Móvel, orientação jurídica e profissional.

Na parte de bem-estar serão oferecidos cortes de cabelo unissex e limpeza de pele. A área infantil estará recheada de atividades que serão realizadas no colégio Ana Rosa, em frente ao Parque Treze de Maio. Na instituição, os pequenos receberão brindes que serão distribuídos pela organização do Dia Nacional de Ação de Graças. "Os profissionais estarão ali, de forma voluntária, prestando seus serviços por gratidão a pessoas”, conta o secretário geral do Comitê Brasileiro do Movimento de Resgate do DNAG, Wilson Pires.

As atividades acontecerão durante todo o evento, com limitação de quantidade. A partir das 7h, as fichas serão distribuídas e os atendimentos terão início às 8h. Para ter acesso aos atendimentos de saúde, basta apresentar documento oficial com foto, exceto para o exame de prevenção do colo do útero, pois é obrigatória apresentação do cartão Sistema Único de Saúde (SUS) e Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Para os serviços de cidadania, as informações sobre os documentos necessários estão disponíveis no site do DNAG ou pelo telefone (81) 3252.6008.

Árvore da gratidão

Segundo Wilson Pires, a grande novidade do DNAG é a árvore da gratidão. Ele explica que, ao chegar no parque, todos vão encontrar uma árvore artificial sem folhas e poderão fazê-la florescer com sua gratidão. Isso vai ser feito ao longo do evento, quando voluntários vão estimular as pessoas a escreverem em folhas, oferecidas pela organização do DNAG, qual é o motivo da sua gratidão. Além disso, quem estiver no Parque Treze de Maio durante o evento receberá abraços de voluntários.

Últimas notícias