FRAGATA

Vídeo: Embarque no Fragata Liberal, navio que recolheu óleo no Nordeste

Embarcação recebe visitantes até a tarde desta quinta-feira (12)

Imagem do autor
Cadastrado por

JC Online

Publicado em 12/12/2019 às 7:28 | Atualizado em 16/11/2023 às 15:45
Notícia
X

O Porto do Recife, no Centro da capital, virou atração para todas as idades na tarde dessa quarta-feira (11), quando um dos navios que chegaram ao litoral nordestino para reforçar o combate às manchas de óleo foi aberto para visitação.

O Fragata Liberal é um navio de guerra e, quem visita o local pode ver de perto mísseis, armamentos, canhões e até mesmo um helicóptero.

A boa notícia para quem não conseguiu conhecer a embarcação nessa quarta-feira (11) é que a visitação segue até a tarde desta quinta (12), das 14h às 17h, com entrada gratuita.

Confira o vídeo do Fraga Liberal na reportagem:

História do Fragata Liberal

De origem britânica, o navio passou a fazer parte da Marinha Brasileira em 1978. “Se trata de uma fragata da Classe Niterói. É um navio-escolta da Marinha, utilizado para guerra”, explica o capitão-tenente Carlos Lima.

Com 129,2 metros de comprimento e 13,5 metros de largura, a embarcação pesa 3,2 toneladas, podendo chegar a 3,8 toneladas com a carga completa.

Além dos armamentos, a fragata comporta um helicóptero Westland AH-11A Super Lynx.

O biomédico José Carlos Farias, 70 anos, levou ontem a família para ver de perto a embarcação.

Foi uma experiência única. Todos gostaram muito. É uma oportunidade de conhecermos um navio de guerra brasileiro e todo o trabalho desempenhado pela Marinha. Tenho certeza de que ela pode nos dar proteção no caso de alguma tentativa de invasão”, conta.

Para o capitão-tenente Carlos Lima, essa é uma das principais motivações da exposição. “É um trabalho que realizamos silenciosamente. A grande maioria das pessoas desconhece o trabalho da Marinha. Estamos de portas abertas para apresentá-lo ao Recife”, afirmou.

Manhas de óleo nas praias do Nordeste

Em novembro, a Marinha passou a distribuir seus navios ao longo da costa brasileira, em locais atingidos pelas manchas de óleo, para apoiar o trabalho de monitoramento do material tóxico vindo do oceano.

A Operação Amazônia Azul – Mar Limpo é Vida envolve estados do Sudeste, Nordeste e da região Norte do País. A operação não tem data para acabar, de acordo com o governo federal.

No último mês, o navio de guerra Fragata União esteve aberto para visitação no Porto do Recife e diversas famílias foram conferir a embarcação que também faz parte da Operação Amazônia Azul, Mar Limpo é Vida.

Outra embarcação que esteve aberta a visitação em novembro foi o Vital de Oliveira, que faz pesquisas hidrográficas e também integra a missão.

A embarcação é considerada uma das plataformas de pesquisa mais avançadas do mundo. Com seus equipamentos científicos, o navio é capaz de mapear dados da atmosfera, oceano, solo e subsolo marinhos.

O Fragata Liberal é um navio de guerra e carrega mísseis, armamentos, canhões e helicóptero -
De origem britânica, o navio passou a fazer parte da Marinha Brasileira em 1978 -
Com 129,2 metros de comprimento e 13,5 metros de largura, a embarcação pesa 3,2 toneladas -
Além dos armamentos, a fragata comporta um helicóptero Westland AH-11A Super Lynx -
O Fragata Liberal é um navio de guerra e carrega mísseis, armamentos, canhões e helicóptero -
Com 129,2 metros de comprimento e 13,5 metros de largura, a embarcação pesa 3,2 toneladas -
Além dos armamentos, a fragata comporta um helicóptero Westland AH-11A Super Lynx -
De origem britânica, o navio passou a fazer parte da Marinha Brasileira em 1978 -

Tags

Autor