Centro do Recife

Restaurante para moradores de rua é inaugurado no Recife

O local terá capacidade de ofertar 750 almoços por dia, sendo parte deles gratuitos e outros vendidos a preços populares

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 23/12/2019 às 14:08
Filipe Jordão/JC Imagem
FOTO: Filipe Jordão/JC Imagem
Leitura:

O primeiro restaurante para moradores de rua do Recife foi inaugurado nesta segunda-feira (23). O espaço fica localizado na Rua Tamôios, em Santo Amaro, área Central da capital. O local terá capacidade de ofertar 750 almoços por dia, sendo parte deles gratuitos para pessoas em situação de rua e outra parte vendida a preço popular.

O restaurante integra as ações do Programa Chegando Junto, criado pela Prefeitura do Recife para garantir assistência à população mais vulnerável e estimular a geração de renda. Participando da inauguração, o prefeito da cidade, Geraldo Julio, destacou a importância da ação. "A Prefeitura está oferecendo refeição para essa população de rua, que é a mais vulnerável que tem. Gente que vive ao relento, gente que passa todos os dias do ano sem ter o que comer", enfatizou.

>> Irmã Dulce inspirou restaurante para moradores de rua no Recife

Apesar de oficialmente inaugurado, as refeições ainda não foram servidas nesta segunda. Segundo o prefeito, o serviço será oferecido, de fato, nesta terça-feira (24). Os moradores de rua que poderão utilizar o espaço foram selecionados através de um cadastro realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social.

Para Joelson Gomes da Silva, que vive em situação de rua há 20 anos, a criação do restaurante popular evitará que ele precise procurar alimentos do lixo. "A gente pede um prato de comida ao pessoal de um outro restaurante, mas eles preferem jogar fora e não dá a gente que mora na rua. O restaurante popular vai ser ótimo para a gente almoçar todo dia, destacou.

Inauguração de um novo abrigo

Além do restaurante inaugurado nesta segunda-feira, Geraldo Julio antecipou que um abrigo para os moradores será inaugurado nesta terça. O abrigo funcionará na Travessa do Gusmão, no bairro de São José, região central do Recife. O local já faz abrigo em casos emergenciais, mas teve o atendimento ampliado com a reforma física do espaço, permitindo a instalação de dormitórios e do serviço de pernoite.

Filipe Jordão/JC Imagem
O primeiro restaurante para moradores de rua do Recife foi inaugurado nesta segunda-feira (23) - Filipe Jordão/JC Imagem
Filipe Jordão/JC Imagem
O espaço fica localizado na Rua Tamôios, em Santo Amaro, área Central da capital - Filipe Jordão/JC Imagem
Filipe Jordão/JC Imagem
O local terá capacidade de ofertar 750 almoços por dia - Filipe Jordão/JC Imagem
Filipe Jordão/JC Imagem
O restaurante integra as ações do Programa Chegando Junto, criado pela Prefeitura do Recife - Filipe Jordão/JC Imagem
Filipe Jordão/JC Imagem
Apesar de oficialmente inaugurado, as refeições ainda não foram servidas nesta segunda - Filipe Jordão/JC Imagem
Filipe Jordão/JC Imagem
O serviço será oferecido, de fato, nesta terça-feira (24) - Filipe Jordão/JC Imagem
Filipe Jordão/JC Imagem
Os moradores de rua que poderão utilizar o espaço foram selecionados através de um cadastro - Filipe Jordão/JC Imagem
Filipe Jordão/JC Imagem
A criação do restaurante popular evitará que moradores de rua precisem procurar alimentos do lixo - Filipe Jordão/JC Imagem
Filipe Jordão/JC Imagem
Com certeza, esta é uma ação que vai ajudar a muitos moradores de rua do Recife - Filipe Jordão/JC Imagem

Últimas notícias