FISCALIZAÇÃO

Vigilância Sanitária apreende alimentos durante inspeção em praias do Recife

O objetivo da ação foi garantir que os petiscos vendidos nas praias, tanto pelos ambulantes quanto nos quiosques, estejam em condições adequadas para o consumo

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 04/01/2020 às 13:45
Foto: Wellington Lima/JC Imagem
O objetivo da ação foi garantir que os petiscos vendidos nas praias, tanto pelos ambulantes quanto nos quiosques, estejam em condições adequadas para o consumo - FOTO: Foto: Wellington Lima/JC Imagem
Leitura:

Com a chegada do novo ano e aumento do movimento nas praias do Recife, a Vigilância Sanitária (Visa) da cidade realizou uma fiscalização nas barracas das praias de Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa, todas na Zona Sul da capital pernambucana, na manhã deste sábado (4). A ação do órgão inspecionou os alimentos vendidos nas praias, tanto pelos ambulantes quanto nos quiosques, para garantir que os petiscos estejam em condições adequadas para o consumo, evitando assim surtos de doenças neste verão.

Ao todo, 52 barracas padronizadas e 42 ambulantes foram alvo da inspeção da Visa, que apreendeu seis quilos de camarão, que estavam armazenados irregularmente em uma bacia aberta sem proteção. Também foram recolhidos durante a ação 150 unidades de ovo de codorna, 200 gramas de azeitona, 160 gramas de milho em conserva e 12 quilos de queijo coalho, alimentos que estavam em temperatura ambiente, quando deveriam estar refrigerados, cinco sacos de gelo sem selo de qualidade e dois batedores de bebida de madeira.

>> Calor e praia cheia no primeiro final de semana de 2020 no Recife

Outras ações como essa acontecerão aos sábados e domingos, entre janeiro e fevereiro de 2020, período de maior circulação de pessoas nas praias, assim como acontece entre outubro e novembro.

Além das inspeções, a vigilância sanitária também leva orientações aos consumidores sobre os cuidados que devem ter na hora de comprar alimentos na praia e explica aos banhistas e frequentadores da praia sobre o trabalho realizado pela equipe da Visa. O trabalho é feito em conjunto com a Diretoria Executiva de Controle Urbano (Dircon), que fiscaliza o ordenamento da orla.

Segundo a Vigilância Sanitária, quem for comprar ostras, por se tratar de um produto altamente perecível e que absorve tudo que tem na água para se alimentar, é importante que o consumidor saiba a origem do molusco e observe se estão bem acondicionadas, em caixas térmicas fechadas e com gelo.

Em dezembro de 2019, a suspeita de que um empresário de 60 anos morreu infectado após comer ostras na praia de Boa Viagem acendeu o alerta quanto ao consumo e armazenamento do produto. Ele teria ingerido o molusco e dias depois foi hospitalizado. Entrou em coma no dia 24 de dezembro de 2019 e faleceu dois dias depois. O caso está sendo investigado pela Secretaria de Saúde do Recife. Não há prazo, conforme o órgão, para conclusão da investigação epidemiológica.

Dados

A venda de alimentos impróprios para o consumo tem relação direta com o aumento da incidência de doenças como a diarreia. Em 2019, foram notificados quase 21 mil casos de doenças diarreicas agudas em moradores do Recife, 18% a mais que em 2018, quando foram registrados cerca de 17 mil casos.

Primeiro fim de de semana de 2020 de praia

Deu praia no primeiro fim de semana de 2020 no Grande Recife. O sol brilhou forte neste sábado (4), com poucas nuvens no céu. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), a máxima foi de 34°C na região. Por isso, muita gente aproveitou para ir à praia de Boa Viagem.

O motorista Edvaldo José, 39 anos, saiu de Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco, e pegou a estrada para a praia com toda a família. Para ele, o calorão fez a praia ficar mais atraente. "A praia está muito boa. Estamos aqui aproveitando esse sol forte, que faz tudo ficar melhor, com a família na tranquilidade, porque a praia está muito boa", falou Edvaldo.

A ida de mais banhistas para a praia foi comemorada pelos vendedores que, diariamente, trabalham na beira do mar. Para José Martins, 58 anos, vendedor na praia de Boa Viagem há 22 anos, a expectativa é de que o ano de 2020 traga um bom movimento no litoral. "Os turistas, os clientes estão todos vindo com frequência para a praia e o movimento está ótimo. A expectativa para este ano de 2020 está maravilhosa.

Previsão de sol neste domingo

A previsão do tempo da Apac para este domingo (5) no Grande Recife é de céu parcialmente nublado sem chuva em toda a região ao longo do dia. A temperatura deve variar entre 21ºC e 34ºC.

Últimas notícias