VEÍCULOS

Planejamento é a aposta para minimizar efeitos do trânsito na volta às aulas

Só na capital pernambucana, pelo menos 250 mil veículos devem voltar às ruas a partir desta segunda-feira (3)

Lucas Moraes
Cadastrado por
Lucas Moraes
Publicado em 02/02/2020 às 14:55 | Atualizado em 07/03/2020 às 2:14
Foto: Wellington Lima/JC Imagem
FOTO: Foto: Wellington Lima/JC Imagem
Leitura:

Com o fim das férias escolares, a rotina de pais e alunos passa a ser outra a partir desta segunda-feira (3). E para não ser pego de surpresa, muita gente já vem planejando a retomada das atividades, sobretudo por conta do tempo para os deslocamentos pela cidade, que passa a ser maior à medida que também aumenta o número de veículos nas ruas.

Com a volta às aulas, uma média de 250 mil veículos voltarão a transitar pelo Recife, e o fluxo mais intenso já é temido por muitos pais. A médica Natasha Lins, 28, mãe de Eduardo Lins, 2 anos, embora more a menos de 1 quilômetro da escola do filho, estima dobrar o tempo para concluir o percurso entre a rua do Futuro (onde mora) e a escola da criança, na rua do Cupim, nas Graças.

“Mesmo morando perto da escolinha do meu filho, sinto muita diferença no trânsito. Já vou me programando para sair mais cedo de casa. E, ainda mais que vou em seguida para o município de Paulista, atender meus pacientes a partir das 8h. Então, tem que haver muita programação para não atrasar as atividades do meu filho nem as consultas", conta ela, estimando também que para chegar no local de trabalho, o número maior de carros circulando deve levar o tempo médio de deslocamento de 30 minutos para até mais de uma hora.

Na capital pernambucana, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) inicia a Operação Volta às Aulas justamente para tentar fazer o trânsito fluir com maior normalidade em bairros que concentram grande número de escolas. A ação será realizada até a sexta-feira (7) e irá contar com agentes e orientadores de trânsito, além de artistas educadores da CTTU. Este ano, a ação conta com a tradicional operação de trânsito e o acréscimo de novas sinalizações focadas na mobilidade dos pedestres nas proximidades de 30 escolas. Até o final de 2020, a previsão é de que 240 escolas municipais tenham novas travessias e requalificação de faixas já existentes.

Com o tema “No Trânsito, Educação é a Melhor Lição”, a Trupe da CTTU irá às ruas para conscientizar a criançada sobre boas práticas no trânsito, convidando os cidadãos a refletirem sobre o uso do espaço público. Irão participar os personagens Super Semáforo, Faixa Amiga, Trombada, Plaquita e Zé Legal.

“Vamos reforçar a conscientização sobre aquelas velhas atitudes que todo mundo já conhece, mas nem sempre cuida, como, por exemplo, estacionar em fila dupla ou em lugares irregulares”, disse Daniele Monteiro, chefe da divisão de educação da CTTU.

Para os pais motoristas, toda a ajuda no momento em que o trânsito parece dar um nó, é bem-vinda. “Eu moro em Olinda, mas minha filha estuda no Recife. O que antes levava 20 minutos chega a ser 40 minutos, assim como o número de carros aumenta, também aumenta o tempo e parece que o número de pessoas cometendo irregularidades que, no fim, só atrapalham”, resume a empresária Isabela Cristina, 26 anos. Ainda de acordo com a CTTU, com a volta às aulas, a frota circulante de veículos em toda a Região Metropolitana do Recife (RMR) pode chegar a mais de 1 milhão, por isso, a fiscalização nos principais corredores viários deve ser intensificada.

Foto: Wellington Lima/JC Imagem
Na volta às aulas houve um acréscimo de cerca de 250 mil veículos nas ruas - Foto: Wellington Lima/JC Imagem
Foto: Wellington Lima/JC Imagem
Por isso a CTTU deu início a Operação Volta às Aulas - Foto: Wellington Lima/JC Imagem
Foto: Wellington Lima/JC Imagem
Agentes, orientadores e artistas educadores do órgão participaram da ação - Foto: Wellington Lima/JC Imagem
Foto: Wellington Lima/JC Imagem
As equipes estão espalhadas nos principais corredores do Recife - Foto: Wellington Lima/JC Imagem
Foto: Wellington Lima/JC Imagem
Avenida Rui Barbosa, Estrada do Arraial e Estrada de Belém são algumas das ruas contempladas - Foto: Wellington Lima/JC Imagem
Foto: Wellington Lima/JC Imagem
As ações se estendem até a próxima sexta-feira (7) - Foto: Wellington Lima/JC Imagem

Detran

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) também irá montar uma ação nesta segunda-feira. A Operação Prevenção “Segundos Salvam Vidas” acontece das 5h30 às 12h30, no bairro de Casa Forte, e tem foco nos transportes escolares e fluidez no trânsito.

Agentes de trânsito irão chamar atenção dos pais sobre o que devem saber antes de contratar um veículo para transporte dos filhos, além de outras questões como a forma correta de usar cadeirinha, acento de elevação e cinto de segurança.

Caso os pais queiram consultar a lista de transportes escolares devidamente vistoriados e cadastrados no Detran-PE podem consultar o caminhão itinerante do Detran. No local, equipes de operações e atendimento irão mostrar os veículos aptos a fazer o transporte de crianças e também farão emissão de nada consta, taxas e multas, abertura do serviço de 2ª via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e agendamento de serviços.

Últimas notícias