É ÁGUA

Chuvas torrenciais causam alagamentos, enchentes e muitos transtornos no Sertão de Pernambuco

Houve cidades em que caiu mais de 80 milímetros de chuva em apenas 12 horas

Marcelo Aprígio
Cadastrado por
Marcelo Aprígio
Publicado em 06/02/2020 às 8:23
Foto: Cortesia
Houve cidades em que caiu mais de 80 milímetros de chuva em apenas 12 horas - FOTO: Foto: Cortesia
Leitura:

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a cidade de Dormentes, no Sertão de Pernambuco, foi o local onde mais choveu no Estado entre as 20h40 da quarta-feira (5) e as 8h40 desta quinta-feira (6). O monitor pluviométrico na cidade apontava 96,13 milímetros de chuvas torrenciais em 12 horas, cerca de 23% a mais que a média de chuva para o mês de fevereiro, que é 78,10 mm.

Em seguida vem o município de Floresta, também no Sertão, com 88,60 mm. Já o equipamento na cidade de São José do Belmonte, indicou 80,28 mm de precipitações, dos quais 72,69 mm atingiram a região em apenas seis horas.

Apesar do alto volume de chuvas até a manhã desta quinta-feira (6), por volta das 9h a chuva cessou tanto no município de Dormentes, quanto em Floresta. Já São José do Belmonte registrou apenas 0,20 mm de precipitação nas últimas seis horas. 

Petrolina e Lagoa Grande também foram atingidas por chuvas que ultrapassaram 40 mm. Na primeira, segundo a Apac, houve precipitação de 73,71 mm. Já em Lagoa Grande, 42,77 mm de chuva caíram sobre a cidade.

Assim como nos demais municípios, Petrolina e Lagoa Grande tiveram 0,20 mm e nenhuma chuva respectivamente nas últimas seis horas. 

Veja a lista de onde mais choveu:

*Números registrados até as 8h40 desta quinta-feira (6)

Dormentes - 96,13 mm
Floresta - 88,60 mm
São José do Belmonte - 80,28 mm
Petrolina - 73,71 mm
Lagoa Grande - 42,75 mm
Parnamirim - 24,89 mm
Betânea - 23,45 mm

Em Bodocó, outro município sertanejo, as chuvas torrenciais fizeram com que o Rio Pequí transbordasse próximo à construção de uma ponte na cidade que a liga a Ouricuri, impedindo que veículos transitassem pelo local. Na mesma área, um caminhão ficou preso na lama. O JC entrou em contato com a prefeitura bodocoense, mas até a última atualização desta reportagem não havia obtido retorno.

Segundo o meteorologista da Apac Romilson Ferreira, as precipitações eram esperadas, visto que o período chuvoso no Sertão vai de janeiro a abril. Além disso, o profissional explica que fenômenos naturais como um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) tem contribuído para as fortes chuvas na região. "Esperamos mais chuvas assim, pelo menos, pelos próximos dois dias (sábado, 8)".

Ainda de acordo com Ferreira, nesta época do ano, é comum que o nível das chuvas no Sertão seja maior. Ele, porém, explica que as precipitações não são homogêneas. "Geralmente, há pancadas de chuvas em lugares isolados. Sempre há mais chuva em uma região do que em outra", explicou. 

>> Chuvas chegam ao Sertão de Pernambuco e animam os produtores

Ao JC, a Prefeitura de Dormentes afirmou que está monitorando áreas de risco como barreiras e regiões ribeirinhas para, em caso de necessidade, atuar para retirar os moradores dos locais. Ainda segundo a administração municipal, apesar das fortes chuvas, a cidade não registrou ocorrências fora da normalidade para dias assim.

Previsão de mais chuva

A previsão do tempo para o Sertão de Pernambuco, nesta quinta-feira (6), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de céu  nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Para a região, o Inmet prevê máxima de 34ºC e mínima de 20ºC.

Bodocó pede celeridade ao governo do Estado

A Prefeitura de Bodocó informou, por meio de nota, que não há segurança para o tráfego de veículos pela PE-545 e pede celeridade ao governo do Estado.

"A Prefeitura de Bodocó comunica que em virtude da forte chuva que caiu na madrugada desta quinta-feira (06) e que ocasionou o alagamento do desvio que dá acesso ao município de Ouricuri (via PE-545), por medidas de segurança, a Prefeitura reitera que até o momento não há segurança para o tráfego de veículos pelo local.

O prefeito do município, Túlio Alves, junto aos milhares de bodocoenses, pede celeridade ao Governo de Pernambuco, uma vez que, a obra da Ponte Sobre o Rio Pequi deveria ter sido concluída, de acordo com o último prazo estabelecido, em 27 de dezembro de 2019.

Devido ao acesso comprometido, a Secretaria de Saúde do município está realizando as transferências de urgência para o Hospital Regional Fernando Bezerra, localizado em Ouricuri, pela rota (Exu-Araripina-Ouricuri), o que aumenta em mais de 180 km de distância."

Últimas notícias