REINADO DE MOMO

Quase um milhão e meio de bandeiras vão colorir o Carnaval de Olinda 2020

As bandeiras são produzidas no Sertão da Paraíba. Todo o trabalho é manual e envolve 50 pessoas

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 10/02/2020 às 19:21
Foto: Arquimedes Santos / Prefeitura de Olinda
FOTO: Foto: Arquimedes Santos / Prefeitura de Olinda
Leitura:

Pernambucano gosta de superlativos. Quando o assunto é Carnaval, então, a coisa fica exagerada. Pois em Olinda, cidade que tem um dos mais animados e famosos Reinados de Momo do Brasil, a decoração deste ano traz um número gigante: 1.493.016 bandeirinhas coloridas espalhadas em oito painéis horizontais e cinco verticais. Quatro já estão prontos e fazendo sucesso entre foliões e visitantes (no Carmo, Mercado da Ribeira e Rua 15 de Novembro, todos no Sítio Histórico). Todo o trabalho é manual e coordenado por um casal de artesãos de Pombal, no Sertão da Paraíba.

As bandeiras são feitas de TNT e fitas metálicas. “São totalmente fixadas a mão. Nós passamos os barbantes e depois pregamos as bandeiras nele, uma a uma. É como se fosse um bordado, usamos o ponto de cruz”, explica Maria Ylma Costa. Ela e o marido, João Carlos Leite, fazem a decoração de municípios do Sul da Bahia há uma década. A diferença é que os enfeites são para o São João.

Em Olinda, o adereço chegou no Carnaval do ano passado. Fez tanto sucesso que o espaço destinado aos painéis em 2020 triplicou de tamanho. “Estamos trabalhando de segunda à sabado, das 7h às 21h. São três turnos com quase 50 pessoas colando as bandeiras e fazendo as montagens sem parar”, conta Ylma. As atividades começaram no início de janeiro. Todos os desenhos estampados fazem referência ao tema deste ano, o “O Carnaval de Olinda é coisa de outro mundo.”

Fora a Cidade Patrimônio, apenas Souza, também no interior paraibano, vai estar decorada com enfeites semelhantes no período carnavalesco. São Luís, capital do Maranhão, escolheu os mesmos acessórios no São João e mais recentemente no Natal. “Produzimos essa decoração há 23 anos. Era comum por Pombal e cidades vizinhas. Em 2011 iniciamos em Eunápolis e depois em Porto Seguro, ambas no Sul da Bahia. Nessa região são seis ou sete municípios que nos contratam no período junino”, conta João Carlos.

MONTAGEM

Para grampear as bandeiras há 35 trabalhadores em Pombal. Outros 12 participam das montagens em Olinda. Os barbantes são enrolados e trasportados com muito cuidado até o local onde serão abertos e pendurados. O primeiro painel a ficar pronto foi o da Avenida Liberdade, no Carmo (em frente à Focca), nos primeiros dias de fevereiro. Tem 150 metros de comprimento.

A previsão da prefeitura é ter todos concluídos até o início da próxima semana. O maior painel de todos, em extensão, será o da Rua Prudente de Morais, com 290 metros. Ficará entre a esquina da Praça João Alfredo (a da Igreja de São Pedro Mártir) e os Quatro Cantos. As montagens acontecem à noite para não atrapalhar a circulação de veículos.

Brenda Alcântara/JC Imagem
Olinda tem um dos mais animados e famosos Reinados de Momo do Brasil - Brenda Alcântara/JC Imagem
Brenda Alcântara/JC Imagem
As bandeiras são feitas de TNT e fitas metálicas - Brenda Alcântara/JC Imagem
Brenda Alcântara/JC Imagem
Em Olinda, o adereço chegou no Carnaval do ano passado - Brenda Alcântara/JC Imagem
Brenda Alcântara/JC Imagem
Fora Olinda, apenas Souza, também no interior paraibano, vai estar decorada com enfeites semelhantes - Brenda Alcântara/JC Imagem
Brenda Alcântara/JC Imagem
Os barbantes foram enrolados e trasportados com cuidado até o local onde foram abertos e pendurados - Brenda Alcântara/JC Imagem
Brenda Alcântara/JC Imagem
Os painés vão abrilhantar o Carnava olindense - Brenda Alcântara/JC Imagem
Brenda Alcântara/JC Imagem
Todo o trabalho foi manual e coordenado por um casal de artesãos da Paraíba - Brenda Alcântara/JC Imagem
Foto: Arquimedes Santos / Prefeitura de Olinda
Olinda começa a se preparar para receber o Carnaval 2020 - Foto: Arquimedes Santos / Prefeitura de Olinda
Foto: Arquimedes Santos / Prefeitura de Olinda
A Avenida Liberdade, no Carmo, foi o primeiro ponto a ser decorado - Foto: Arquimedes Santos / Prefeitura de Olinda
Foto: Arquimedes Santos / Prefeitura de Olinda
Serão montados painéis aéreos e verticais - Foto: Arquimedes Santos / Prefeitura de Olinda
Foto: Arquimedes Santos / Prefeitura de Olinda
Uma equipe com 40 pessoas está confeccionando os painéis - Foto: Arquimedes Santos / Prefeitura de Olinda
Foto: Arquimedes Santos / Prefeitura de Olinda
Foliões foram conferir a decoração - Foto: Arquimedes Santos / Prefeitura de Olinda

“Teremos também um painel horizontal na Rua 13 de Maio, saindo dos Quatro Cantos no sentido do Museu de Arte Contemporânea”, informa o diretor de Cultura de Olinda, Severino Júnior Dionísio. Como a via se tornou um point do público LGBT, as cores do painel vão remeter ao arco-íris.

Na frente do Mercado Eufrásio Barbosa, no Varadouro, estará mais um painel horizontal e dois verticais, formando uma espécie de túnel. Os demais endereços que terão as bandeirinhas são na entrada da cidade (Santa Tereza), perto do viaduto da Avenida Presidente Kennedy, no Varadouro e na Praça Laura Nigro.

APROVAÇÃO

O mecânico paulista Giuliano Gimenes, 44 anos, passeou por Olinda, com a família, na manhã desta segunda-feira. Aprovou o painel montado no Carmo. “Está muito bonito. Deve ter sido um trabalho grande fazer essa decoração”, comenta. O alagoano Josivaldo Santos, 19, também aprovou. Militar, ele está na cidade há uma semana. Veio curtir as prévias.

“Essa decoração tem a cara do Carnaval de Olinda, cheio de criatividade. Vi a Pitombeira e o Eu acho é Pouco no domingo e gostei muito”, afirma Josivaldo. A professora Neyliane Freitas, 33, elogiou a decoração. “Além do colorido, o balanço do vento deixa as bandeiras ainda mais bonitas. Gostei muito”, comenta Neyliane, que mora no Maranhão.

Onde haverá painéis

Horizontais

Avenida Liberdade
Mercado Eufrásio Barbosa
Santa Tereza
Mercado da Ribeira
Viaduto Kennedy
Rua 13 de Maio
Rua Prudente de Morais
Rua 15 de Novembro

Verticais

Mercado Eufrasio Barbosa
Praça Laura Nigro
Varadouro
Praça do Carmo

Últimas notícias