TEMPORAL

Chuvas com fortes ventos provocam queda de energia no Grande Recife

Internautas de diferentes localidades da região metropolitana relatam a queda nas redes sociais

Katarina Moraes
Cadastrado por
Katarina Moraes
Publicado em 20/02/2020 às 7:59
Foto: Bruno Campos/JC Imagem
FOTO: Foto: Bruno Campos/JC Imagem
Leitura:

Atualizada às 16h35

O temporal e ventania que atingiu o Grande Recife na noite dessa quarta e madrugada desta quinta-feira (20) provocaram queda de energia em diferentes localidades da Região Metropolitana. De acordo com Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) foram registradas 71 ocorrências de queda parcial ou total de árvores.

» Chuva de ventos fortes derruba árvores e ruas no Grande Recife amanhecem interditadas

» Ventos e chuvas fortes derrubam decoração do Carnaval de Olinda 2020

» Entenda o que causou as fortes chuvas com ventos de até 60 km/h no Grande Recife

De acordo com o administrador Caio Gondim, 46 anos, que reside no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, faltou energia no local por volta de meia-noite e às 00h23 a Companhia Energértica de Pernambuco (Celpe) foi acionada para comparecer ao local.

"Contatei a Celpe por sms, já que é a única forma de falar com eles sobre o assunto, chegou uma mensagem de que estariam no condomínio em que moro por às 3h46, mas não apareceram. Às 3h50 entrei em contato novamente, e chegou uma nova mensagem informando que estariam aqui às 3h46, ou seja, era uma mensagem automática", declarou.

Ainda segundo Caio, depois de inúmeras tentativas de contato sem sucesso, ele decidiu, pela manhã, comparecer na sede da Celpe no bairro do Pina, também na Zona Sul da capital pernambucana.

Foto: Bruno Campos/JC Imagem
Parte da decoração feita para o Carnaval de Olinda 2020 foi derrubada - Foto: Bruno Campos/JC Imagem
Foto: Bruno Campos/JC Imagem
A Prefeitura da cidade, no entanto, garantiu que as bandeirolas serão refeitas - Foto: Bruno Campos/JC Imagem
Foto: Bruno Campos/JC Imagem
A fachada da agência da Caixa Econômica Federal na Avenida Getúlio Vargas, em Olinda, despencou - Foto: Bruno Campos/JC Imagem
Foto: Bruno Campos/JC Imagem
A fachada da agência da Caixa Econômica Federal na Avenida Getúlio Vargas, em Olinda, despencou - Foto: Bruno Campos/JC Imagem
Foto: Bruno Campos/JC Imagem
A Rua Epaminondas de Melo, no Paissandu, está bloqueada após queda de árvore - Foto: Bruno Campos/JC Imagem
Foto: Bruno Campos/JC Imagem
A via dá acesso à Avenida Abdias de Carvalho, próximo ao cruzamento com a Estácio Coimbra - Foto: Bruno Campos/JC Imagem

"Quando cheguei lá a atendente disse que não tinha como resolver. Além da falta de energia, o que mais preocupa é que uma obra está sendo feita no prédio, em que a tela de proteção foi arrancada pela ventania e caiu sobre a fiação. Parte desta fiação caiu sobre a calçada e parte sobre as árvores. Temos muito medo de alguém se machucar", disse.

Nas redes sociais, internautas reclamam também da queda de energia em pontos como Candeias, Jaboatão dos Guararapes, na Várzea, Zona Oeste do Recife, Jardim Atlântico, em Olinda, entre outros.

A reportagem também identificou falta de energia no Pina, na Zona Sul do Recife.

A Companhia Celpe informou à reportagem do JC que registrou aumento no número de chamadas devido ao temporal, mas que, desde a madrugada, trabalha "ininterruptamente para restabelecer o fornecimento de energia nas localidades afetadas".

A empresa afirmou, ainda, que nenhum bairro ou cidade foi totalmente afetada pela queda de energia, mas sim localidades onde objetivos ou árvores foram arremessados sobre a rede durante a madrugada.

Confira a nota da Celpe

"Em decorrência das chuvas, associadas a raios e ventos de maior intensidade, a Celpe registou aumento no número de chamadas. As ocorrências são pontuais, a maioria relacionada a interferência de árvores e objetos projetados sobre a rede elétrica. Desde a madrugada, a empresa reforçou o número de equipes de prontidão e está atuando ininterruptamente para restabelecer o fornecimento de energia nas localidades afetadas".

Previsão do tempo

A previsão do tempo da Apac para esta quinta-feira (20), é de céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia com intensidade moderada a forte no Grande Recife. O mesmo vale para em todo o Estado, exceto Fernando de Noronha.

No Arquipélago, o tempo deve variar de parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva em toda a região ao longo do dia com intensidade fraca.

Temperaturas

Região Metropolitana do Recife - Máxima de 32º e mínima de 23º;
Mata Norte - Máxima de 32º e mínima de 22º;
Mata Sul - Máxima de 32º e mínima de 22º;
Agreste - Máxima de 33º e mínima de 19º.

Últimas notícias