CLIMA

Entenda o que causou as fortes chuvas com ventos de até 60 km/h na madrugada desta quinta (20) no Grande Recife

Meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) explica motivo do fenômeno

Marcelo Aprígio
Cadastrado por
Marcelo Aprígio
Publicado em 20/02/2020 às 7:23
Foto: Bruno Campos/JC Imagem
FOTO: Foto: Bruno Campos/JC Imagem
Leitura:

Atualizada às 16h38

A madrugada desta quinta-feira (20) foi marcada por fortes chuvas e ventos no Grande Recife. De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), nos 10 lugares onde mais choveu, houve precipitação acima de 30 milímetros entre as 18h30 dessa quarta-feira (19) e as 6h30 desta quinta (20). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os ventos variaram de 40km/h a 60 km/h no Estado.  De acordo com Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) foram registradas 71 ocorrências de queda parcial ou total de árvores.

De acordo com o meteorologista da Apac, Thiago do Vale, as chuvas que caíram em Pernambuco foram acompanhadas de fortes ventos devido à formação de um tipo de nuvens chamado 'cumulonimbus'. "Geralmente quando acontece esse tipo de nuvens, elas vêm associadas à pancadas fortes de chuvas e também com um fenômeno chamado centro de rajada. É esse fenômeno é justamente de onde vêm esse fortes ventos, que não são comuns, pois só existem quando há a ocorrência desse tipo de nuvem", contou.

Segundo a Apac, é comum que uma 'cumulonimbus' apareça todos os dias em algum lugar do país. Ela geralmente está associada a rajadas de vento, raios e trovões, mas geralmente são chuvas rápidas.

Onde mais choveu

A cidade de Nazaré da Mata, na Zona da Mata de Pernambuco, foi o local onde mais choveu em no Estado no período, com 42,05 mm, de acordo com monitoramento da Apac, consultado pela reportagem do JC às 7h15 desta quinta-feira (20).

Em seguida vem os municípios de Paudalho, também na Mata Pernambucana, com 41,32 mm, e Araçoiaba, no Grande Recife, com 36,40 mm.

Veja a lista de onde mais choveu:

Nazaré da Mata - 42,05 mm

Paudalho - 41,32 mm

Araçoiaba - 36,40 mm

Moreno - 35,27 mm

Lagoa do Carro -34,18 mm

Corpo dos Bombeiros - São Lourenço da Mata - 33,80 mm

Areias - Recife - 32,60 mm

Barra do Riachão - São Lourenço da Mata - 32,39 mm

Aldeia - Camaragibe - 31,92 mm

UPA Imbiribeira - Recife - 31,88 mm

Alerta de chuva

A Apac emitiu um alerta de chuvas moderadas a fortes para a Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e para o Agreste, que vale para esta quinta-feira (20). O alerta, divulgado na tarde da quarta-feira (19), é válido até as 17h desta quinta.

Por causa disso, a Defesa Civil do Recife orientou os moradores de área de risco a ficarem alertas. O órgão disse também que está de prontidão para eventuais emergências.

Segundo a Defesa Civil do Recife, a população pode entrar em contato com o plantão, que pode ser acionado pelo 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento pode ser feito durante todo o dia. O órgão orienta que os moradores de risco, em caso de necessidade, procurem abrigos seguros durante as chuvas.

Previsão do tempo

A previsão do tempo da Apac para esta quinta-feira (20), é de céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia com intensidade moderada a forte no Grande Recife. O mesmo vale para em todo o Estado, exceto Fernando de Noronha.

No Arquipélago, o tempo deve variar de parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva em toda a região ao longo do dia com intensidade fraca.

Temperaturas

Região Metropolitana do Recife - Máxima de 32º e mínima de 23º;
Mata Norte - Máxima de 32º e mínima de 22º;
Mata Sul - Máxima de 32º e mínima de 22º;
Agreste - Máxima de 33º e mínima de 19º.

Decoração de Olinda derrubada por chuvas

A elogiada decoração elaborada especialmente para o Carnaval de Olinda 2020 foi derrubada no cruzamento das avenidas Presidente Kennedy e Pan Nordestina, após fortes chuvas atingirem o Grande Recife na noite dessa quarta e madrugada desta quinta-feira (20).

Este ano, o tema é "O Carnaval de Olinda é coisa de outro mundo". A ornamentação foi confeccionada por uma equipe que conta com 40 pessoas e a área coberta chega a 3.600 m².

Foto: Bruno Campos/JC Imagem
Após chuva forte na madrugada desta quinta-feira (20), decoração do Carnaval de Olinda foi ao chão - Foto: Bruno Campos/JC Imagem
Foto: Bruno Campos/JC Imagem
Após chuva forte na madrugada desta quinta, decoração na Avenida Presidente Kennedy cedeu - Foto: Bruno Campos/JC Imagem
Foto: Bruno Campos/JC Imagem
- Foto: Bruno Campos/JC Imagem
Foto: Bruno Campos/JC Imagem
- Foto: Bruno Campos/JC Imagem
Foto: Bruno Campos/JC Imagem
- Foto: Bruno Campos/JC Imagem
Foto: Bruno Campos/JC Imagem
- Foto: Bruno Campos/JC Imagem
Foto: Bruno Campos/JC Imagem
- Foto: Bruno Campos/JC Imagem

Painéis

Foram montados painéis aéreos e verticais na cidade. Os aéreos podem ser vistos na Ponte da Ilha do Maruim, Avenida Joaquim Nabuco, em frente ao Mercado Eufrásio Barbosa, Mercado da Ribeira, nas proximidades do viaduto onde se cruzam as avenidas Presidente Kennedy e Pan Nordestina, Rua 13 de Maio, Prudente Morais e Rua 15 de Novembro.

Já os painéis verticais colorem as duas laterais do Mercado Eufrásio Barbosa, a Praça Laura Nigro, Praça do Carmo e no Varadouro.

Chuva de ventos fortes derruba árvores no Grande Recife

As fortes chuvas que caíram na madrugada desta quinta-feira (20), derrubaram diversas árvores na Região Metropolitana do Recife (RMR). A Rua Epaminondas de Melo, no bairro de Paissandu, na área Central do Recife, está interditada. A via dá acesso à Avenida Abdias de Carvalho, próximo ao Colégio GGE e ao cruzamento com a Estácio Coimbra. A fiação elétrica não foi atingida pela planta.

Uma árvore caiu em cima de dois estabelecimentos comerciais na Rua Princesa Isabel, no bairro da Boa Vista, Centro da capital pernambucana. O trânsito não foi afetado. Outra árvore caiu na Rua Odorico Mendes, no bairro de Campo Grande, na Zona Norte do Recife, próximo ao cruzamento com a Estrada de Belém. Como foi de pequeno porte, a árvore também ocupa apenas a calçada, não interferindo no trânsito.

Na Zona Sul do Recife, a Rua General Édson Amâncio Ramalho, no bairro de Boa Viagem, está parcialmente bloqueada também devido à queda de árvore. Outra via interditada é a Rua Pedro Paz Mendonça, no cruzamento com a Rua Dom João VI. A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) estão no local. 

Últimas notícias