Feriado

Confira o que abre e o que fecha no feriado da Data Magna no Grande Recife

Universidades, shoppings, órgãos públicos e outros locais terão horários alterados por conta do feriado

Rute Arruda Carolina Fonsêca
Cadastrado por
Rute Arruda
Carolina Fonsêca
Publicado em 05/03/2020 às 6:30 | Atualizado em 12/03/2020 às 10:11
LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM
A medida tem o objetivo de diminuir o risco de circulação do coronavírus - FOTO: LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM

Feriado desde 2017, a Data Magna do Estado, dia 6 de março, cairá na próxima sexta-feira. A data celebra a Revolução de 1817, ou Revolução Pernambucana, que é tida como primeiro movimento pela Independência do Brasil.

>> Data Magna de Pernambuco: saiba por que 6 de março é feriado

>> Confira calendário de feriados no Grande Recife em 2020

Confira os lugares que abrem e os que fecham no Grande Recife durante o feriado

Shoppings 

RioMar Recife 

O RioMar Recife terá horário de funcionamento e programação especial para o feriado da Data Magna. Já no pré-feriado, o Quinteto Violado é a atração que vai animar os clientes. O show que começa às 19h da quinta-feira (5), na praça de alimentação. 

Na sexta-feira (6), lojas e quiosques abrem das 12h às 21h. Além disso, as operações de alimentação – Praça de Alimentação e Boulevard de Restaurantes, no Piso L3 – abrem às 11h30 e seguem até as 21h. Os estabelecimentos do Espaço Gourmet (Bar Chef, Zio, Kisu, Douro In, Pobre Juan e Outback) também abrem às 11h30, e ainda se estendem um pouco mais.

As operações de lazer também funcionam em horário especial: Rede Divertida (Piso L1), Oficina de Slime (Piso L2), Magic Games (Piso L2) abrem das 12h às 21h. Já Game Station, Game Box e Boliche, das 12h às 23h. O Cinemark Recife funciona das 12h (bilheteria) até a última sessão. A programação pode ser conferida clicando aqui.

Patteo Olinda 

Todas as operações de compras, alimentação e lazer funcionarão das 12h às 21h e o cinema seguirá a programação pré-estabelecida. 

Recife 

Todas as operações funcionarão das 12h às 21h. 

Plaza 

O mall funcionará das 12h às 21h e o cinema acompanhará os horários das programações. A unidade do Hospital de Olhos de Pernambuco (Hope), do Detran e da Caixa Econômica Federal que funcionam no local estarão fechados. 

Tacaruna 

Lojas âncoras e megalojas funcionarão das 9h às 21h, enquanto as lojas satélites, quiosques e operações de lazer e serviço funcionarão das 12h às 21h. 

Boa Vista

As lojas e a praça de alimentação vão funcionar das 10h às 19h, enquanto o Game Station funcionará das 10h às 21h. A loteria não funcionará durante a sexta-feira. O cinema acompanhará a grade normal de programação, disponível no site do shopping

Camará

As lojas abrirão das 13h às 21h, enquanto a praça de alimentação e o parque das 12h às 22h. O cartório funcionará das 8h às 17h e a lotérica permanece fechada durante todo o dia. O cinema segue a programação normal, disponível no site do Movie Max. 

River 

O centro de compras funcionará das 14h às 20h, a praça de alimentação das 12h às 22h e o Hiper Bompreço das 8h às 21h. O cinema segue a grade de programação disponível no site

Costa Dourada

O shopping funcionará em horário normal na próxima sexta-feira (6), das 10h às 22h e o cinema segue a programação normal, disponível no site

Guararapes

O centro de compras funcionará em horário normal, das 9h às 22h. 

Paulista North Way 

O funcionamento será em horário especial das 12h às 21h e o cinema acompanha a programação.

Paço Alfândega

Todas as operações funcionarão das 12h às 19h, exceto administração, que estará fechada.

Centros e bairros

As lojas poderão abrir, de acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho 2019/2020, funcionando das 9h às 17h.

Universidades 

Tanto na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) quanto na Universidade de Pernambuco (UPE) não haverá expediente administrativo e nem aulas. 

Escolas municipais

As escolas municipais do Recife funcionam até a quinta-feira (05) em horário normal. Na sexta-feira (06), as unidades de ensino estarão fechadas por conta do feriado. As aulas retornam ao funcionamento normal na próxima segunda-feira (09). O horário das aulas são: 7h30 às 12h, 13h30 às 18h, e 18h40 às 22h.

Serviços da Prefeitura do Recife

Os serviços e atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da Prefeitura do Recife e demais órgãos administrativos da prefeitura não funcionarão. O funcionamento volta ao normal na segunda-feira, 09, a partir das 8h.

Procon Recife

A sede do Procon Recife, na Rua Carlos Porto Carrero, no bairro da Boa Vista, Área Central do Recife, estará fechada nesta sexta. Os postos avançados dos Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, e Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, também estarão fechados, voltando a funcionar normalmente na terça-feira-feira, dia 10/03. Os consumidores poderão

fazer denúncias pelas redes sociais do órgão: Instagram:@ProconRecife, Facebook: Procon Recife ou pelo email: [email protected]

Centro de Atendimento ao Contribuinte

De acordo com a Secretaria de Finanças do Recife, o Centro de Atendimento ao Contribuinte, localizado no edifício-sede da Prefeitura do Recife, Bairro do Recife, e o posto de atendimento do Rio Mar não abrem na próxima sexta-feira (06). Informações sobre IPTU, ISS e taxas referentes ao município podem ser acessadas no Portal de Finanças.

Mulher

Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife – Centro da Mulher Metropolitana Júlia Santiago e o Centro de Referência Clarice Lispector – estarão fechados na sexta-feira (6). No entanto, o Liga, Mulher  (0800 2810107), disque-orientação do Clarice Lispector, funcionará das 7h às 19h. Caso alguma mulher necessite de socorro, a equipe de prontidão será acionada.

Jardim Botânico

O Jardim Botânico, localizado no bairro do Curado, na Zona Oeste do Recife, funcionará das 9h às 15h30, com acesso gratuito. Durante o feriado da Data Magna de Pernambuco, os sete jardins temáticos estarão abertos à visitação: Cactos, Bromélias, Orquídeas, Palmeiras, Plantas Medicinais, Sensorial e Plantas Tropicais para conhecimento e imersão na natureza. Já o Econúcleo

Jaqueira, na Zona Norte, estará fechado para manutenção durante a sexta-feira.

Museus de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM)

O Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM) convida o público a participar desde a concepção das obras à montagem de uma exposição de arte. Durante o feriado, o museu funcionará todos os dias, das 14h às 17h, como um atelier aberto para o projeto "Completely Knocked Down - Recife Bremen Connection", que congrega nove artistas, de Bremen, na Alemanha, e do Recife: Paulo Bruscky, Sílvio Hansen, Márcio Almeida, Christian Haake, Wolfgang Hainke, Tobias Heine, Maria do Carmo Nino e os idealizadores do projeto, Francisco Valença Vaz e Rebekka Kronsteiner. Juntos, eles irão construir coletivamente obras de arte a partir de peças de artistas locais e fragmentos de objetos. 

A visitação é gratuita e estará aberta das 14h às 17h. Informações: (81) 3355-6870.

Paço do Frevo 

O Paço do Frevo abre na sexta, no sábado e no domingo, com acesso das 14h às 18h e última entrada às 17h30.

Informações: (81) 3355-9500.

Museu da Cidade

O Museu da Cidade funciona das 9h às 16h na sexta e no domingo e das 9h às 17h no sábado e convida o público a voltar ao passado, visitando a exposição de longa duração “Cinco Pontas", que reúne achados arqueológicos, pinturas e documentos que mostram a importância da fortificação em diversos momentos históricos da capital pernambucana. Em quase 400 anos de existência, o local já foi base para navegadores, depósito, prisão e quartel militar.

Informações: (81) 3355-9558.

Museus Murillo La Greca e teatros 

O Museu Murillo La Greca (81- 3355-3129) e oa teatros Apolo e Hermilo Borba Filho (81 3355-3319 e 81 3355-3321) também estarão funcionando. 

Compaz

Os Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna e Miguel Arraes e as Bibliotecas Municipais de Afogados e Casa Amarela estarão fechados nesta sexta-feira (6). Os Compaz voltarão às atividades normais no sábado (7), enquanto as bibliotecas na segunda-feira (9).

Ciclofaixa de Turismo e Lazer 

Os 36,5 km da ciclofaixa montada aos domingos e feriados não estarão disponíveis nesta sexta-feira (6). O percurso exclusivo para bicicletas é montada apenas em feriados nacionais, além dos domingo. No domingo, porém, a ciclofaixa funcionará normalmente das 7h às 16h. 

Olha! Recife e outras opções

O passeio de ônibus do Olha! Recife é uma das opções da lazer para o sábado (7). O roteiro começa na Praça do Arsenal, passando pela Praça da República, Casa da Cultura e Rua da Aurora. Em Olinda, o passeio contempla a Praça do Carmo e Alto da Sé. No domingo (8) tem passeio a pé com o tema Recife Mulher, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A caminhada vai passar por praças, ruas e edificações que ganharam o nome de mulheres importantes para a história do Brasil, como Cristina Tavares, Dona Maria César, Clarice Lispector e Julia Santiago.

Ainda em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, dentro do projeto Música na Igreja, será apresentado o projeto Guitarra à Brasileira, atração comandada pelas mulheres Lígia Fernandes, Bárbara Moraes e Erlani Silva. O concerto será às 17h, na Igreja Madre de Deus, e é gratuito.

Mercados e feiras 

Os Mercados Públicos Municipais, Cais de Santa Rita, Anexo de São José, Mercado das Flores, Mercado das Frutas,

Camelódromo e Feiras livres funcionam das 6h às 13h, nesta sexta-feira.

Hospital Veterinário

O Hospital Veterinário do Recife fecha nesta sexta-feira (06) por ocasião do Feriado da Data Magna de Pernambuco. As atividades voltam ao normal na segunda-feira (09). Localizado na Avenida Professor Estevão F. da Costa, S/N, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste da cidade, o HVR funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, oferecendo gratuitamente serviços de consultas, cirurgias gerais e ortopédicas, castração, vacinação e vermifugação.

Direitos humanos

O Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT e o Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves estarão fechados na próxima sexta-feira (6), devido ao feriado. 

Já o Projeto Praia sem Barreiras oferecerá normalmente o banho de mar assistido às pessoas com deficiência que forem à Praia de Boa Viagem nas manhãs de sexta-feira (6), sábado (7) e domingo (8), das 8h às 13h. As cadeiras anfíbias utilizadas para o banho de mar ficam na altura da Rua Bruno Veloso, no posto 7. O Praia sem Barreiras integra o programa Turismo Acessível, da Empetur, que é executado na capital pernambucana pela prefeitura em parceria com a Uninassau.

Assistência Social

Os serviços de Assistência Social CRAS, CREAS, Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP) e Central de Atendimento do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e o Bolsa Família não funcionarão durante o feriado. No entanto as casas de acolhimento institucional funcionarão normalmente 24 horas e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), estarão de plantão. 

Os restaurantes populares municipais funcionarão normalmente: o Josué de Castro, no bairro de São José, das 11h às 14h e das 17h às 20h; e o Naíde Teodósio, localizado em Santo Amaro, das 11h às 14h. Além disso, o Abrigo Noturno Irmã Dulce também funcionará normalmente das 20h até as 7h.

Detran 

Todas as unidades estarão fechadas. 

Trânsito 

Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos nesta sexta-feira (6). Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078. A sede da Autarquia fica na Avenida Cruz Cabugá, nº 304, no bairro de Santo Amaro, Área Central do Recife, e o atendimento presencial à população volta a funcionar normalmente na segunda-feira (9), a partir das 8h até as 13h.

Tribunal Regional Federal (TRF5)

O TRF 5 funcionará em regime de plantão nesta sexta-feira (6). Por conta disto, prazos processuais com início ou fim neste dia serão automaticamente prorrogados para o primeiro dia útil subsequente, no caso, a próxima segunda-feira (9). O TRF5 disponibiliza a lista de feriados e pontos facultativos de 2020 clicando aqui.  

Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE)

O TJPE funcionará em esquema de plantão, das 13h às 17h.

Ministério Público de Pernambuco (MPPE)

O MPPE também funcionará em regime de plantão, assim como acontece nos demais feriados. Por se tratar de uma sexta-feira e levando em consideração que aos fins de semana o órgão funciona desta maneira, serão três dias consecutivos em regime de plantão.

No Recife, o atendimento ao público ocorrerá nas sedes das Promotorias de Justiça da Capital (plantão criminal), na Avenida Visconde de Suassuna, Nº 99, no bairro de Santo Amaro, Área Central do Recife e nas Promotorias de Justiça de Defesa da Infância e Juventude, na Rua João Fernandes Vieira, Nº 405, na Boa Vista, também Área Central da cidade.  

Para as demais regiões do Estado, o atendimento será realizado nos municípios-sede das 14 Circunscrições Ministeriais, nos seguintes endereços:

Salgueiro, Rua Cícero Barros, 297, Centro; Petrolina, Avenida Fernando Menezes de Góes, 625, Centro; Afogados da Ingazeira, Praça Monsenhor Alfredo Arruda Câmara, 289, 1º andar, Centro; Arcoverde, Avenida Coronel Antônio Japiassú, 781, Centro; Garanhuns, Rua Joaquim Távora, 393, Heliópolis; Caruaru, Avenida José Florêncio Filho, s/n, Maurício de Nassau; Palmares, Rua Dr. Manoel Alves Peixoto, 01, São José; Cabo de Santo Agostinho, Avenida Presidente Getúlio Vargas, 464, Centro; Olinda, Avenida Pan Nordestina, 646, Vila Popular; Nazaré da Mata, Travessa Pedro Diogo, 75, Centro; Limoeiro, Rua Professor Rivadávia Bernardes de Paula, 131/147, José Fernandes Salsa; Vitória de Santo Antão, Avenida Henrique de Holanda, 235, Matriz; Jaboatão dos Guararapes, Avenida dos Guararapes, 3600, Guararapes e Serra Talhada, Rua Joaquim Godoy, 350, Nossa Senhora da Penha.

CONHEÇA A DATA MAGNA

Desde 2007, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) instituiu o dia 6 de março como a Data Magna do Estado. Anos depois, em 2017, o dia foi transformado em feriado. A data celebra a Revolução de 1817, ou Revolução Pernambucana, que é tida como primeiro movimento pela Independência do Brasil.

Pela legislação brasileira, feriados nacionais, estaduais e municipais são estipulados por lei e podem ser civis ou religiosos. Cabe ao Legislativo estadual estabelecer os feriados relativos à data magna do Estado. Data Magna quer dizer que esse dia é a data máxima do calendário local. A palavra "Magna" vem do latim e é usada como sinônimo de 'grande', 'principal'. A Data Magna de Pernambuco foi estabelecida pela Lei Estadual nº 13.386, de 24 de dezembro de 2007, projeto de autoria da então deputada Terezinha Nunes. Já a lei que estabeleceu ser a data um feriado é a de nº 16.057/2017, de autoria da própria Terezinha Nunes e Isaltino Nascimento. 

Heróis

O objetivo da data é homenagear os heróis da Revolução de 1817, gente como Domingos José Martins, maçon e abolicionista em pleno Brasil Colônia; Padre João Ribeiro; José de Barros Lima, conhecido como Leão Coroado; o jurista José Luiz de Mendonça; Cruz Cabugá, Padre Roma, Gervásio Pires, Antônio Carlos de Andrada e Silva, Vigário Tenório, Caetano Pinto de Miranda Montenegro, Luís do Rego Barreto... Figuras cujos feitos podem ter ficado esquecidos ao longo do tempo, mas que dão nome a algumas das principais ruas do Recife, capital pernambucana. Pela forte presença de religiosos, o movimento também ficou conhecido como Revolução dos Padres.

Curioso é que o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano chegou a sugerir cinco opções para se comemorar a Data Magna. Além da que foi acatada, havia ainda 13 de janeiro, quando foi executado Frei Caneca, líder da Confederação do Equadro; 27 de janeiro, data da Restauração Pernambucana, movimento que culminou na expulsão dos holandeses; 5 de outubro, dia da Convenção de Beberibe, que desencadeou o processo de Independência do Brasil; e 10 de novembro, quando foi dado o primeiro grito de república no País, em Olinda.

O movimento escolhido, a Revolução Pernambucana de 1817, é tido por muitos historiadores como o primeiro movimento revolucionário ocorrido no Brasil. Foi gestado em protesto aos altos impostos cobrados pela Coroa Portuguesa, mas chegou ao ponto de estabelecer um governo provisório, com constituição própria prevendo igualdade para todos num país que tinha sua economia dependente da escravidão de negros trazidos da África. A Coroa conseguiu sufocar o movimento e matar seus principais líderes. 

Comentários

Últimas notícias