SAÚDE

Em meio ao coronavírus, sindicato da PRF-PE quer suspender o teste do bafômetro

A medida surgiu por causa dos policiais que atendem o público externo estarem mais expostos ao vírus

Manuela Figuerêdo
Cadastrado por
Manuela Figuerêdo
Publicado em 03/03/2020 às 11:36 | Atualizado em 11/03/2020 às 14:27
Pixabay
A resolução limita as situações em que será necessário fazer o teste de bafômetro - FOTO: Pixabay

O Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais no Estado de Pernambuco (SINPRF–PE) encaminhou um documento à Superintendência da PRF, na segunda-feira (2), solicitando a suspensão parcial do “bafômetro”, durante abordagens policiais. O pedido acontece meio ao surto de coronavírus no país. Em entrevista ao programa Passando a Limpo desta terça-feira (3), o diretor do SINPRF-PE, Thiago Arruda, explicou que a iniciativa visa utilizar o teste do bafômetro apenas quando os condutores apresentarem sinais de embriaguez.

“O ideal para esse momento não é suspender os testes do etilômetro, mas apenas deixar para os casos onde haja evidências ou sinais de que o condutor fez o uso de bebida alcoólica e está dirigindo. O procedimento lida com a tecnologia dos etilômetros passivos, onde o aparelho capta o ar do ambiente. Com isso, a gente tem uma exposição mais do que necessária para a atividade do policial rodoviário federal. Nossa preocupação é que, com esse contato excessivo, o policial não venha a ser um vetor da doença dentro da sociedade”, detalhou.

>> Ministério da Saúde confirma segundo caso de coronavírus no Brasil

>> Veja 6 dicas para se proteger do novo coronavírus

>> Após confirmação de primeiro caso, diretor da OMS diz que Brasil tem 'grau de preparação bom' para lidar com coronavírus

De acordo com Thiago, a medida surgiu por causa dos policiais que atendem o público externo estarem mais expostos. "Nesse momento de surto e voos internacionais, a gente entende que a fiscalização educativa daquele condutor que evidentemente não apresenta sinais de embriaguez, ela pode, em nome da segurança sanitária, ser suspensa."

Outra alternativa para esse cenário seria, segundo o diretor, a concessão de equipamentos necessários para que o teste seja feita com segurança tanto para o usuário como para o policial. A falta de materiais de trabalho adequados, como luvas e máscaras N95, impede que os policiais utilizem o etilômetro de forma segura, de acordo com Thiago.

"Esses equipamentos já deveriam serem utilizados e não estão sendo. Mesmo assim, os policiais continuam trabalhando e aplicando os testes de etilômetro. No nosso ofício, solicitamos esses equipamentos de proteção individual para que o trabalho não seja descontinuado.", explica. Ele afirma também que até que seja possível conseguir o material, levará muito tempo, inclusive pela inflação seccional que encarece esses produtos.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

Confira o mapa de casos

Comentários

Últimas notícias