Moradores e visitantes acompanharam um momento raro em Paulista, Grande Recife, nesta quarta-feira (4). Oitenta e sete tartarugas-verdes nasceram na orla do Janga.
De acordo com o Coordenador do Núcleo de Sustentabilidade da Secretaria Executiva de Meio Ambiente do Paulista, Hebert Andrade, foram 47 dias de acompanhamento até a desova. "Mais uma vez continuamos o nosso trabalho de conservação de tartarugas marinha. Tivemos um sucesso de 87 tartarugas-verdes, uma ocorrência rara. Estamos gratos também porque tivemos um público grande por ser uma quarta-feira”, disse.
A moradora Helena Sudario ficou sabendo da desova da espécie pelas redes sociais e foi conferir de perto o acontecimento. “Eu estava muito ansiosa e com uma expectativa muito grande em relação a esse momento, é muito emocionante, meu filho e eu adoramos”, disse.
Já a moradora Augusta Souza que estava acompanhada com seu filho Gabriel comentou a importância desse momento para eles. “ É a primeira vez que meu filho e eu presenciamos o nascimento das tartarugas. Foi muito emocionante, é muito gratificante participar de algo tão importante, que é natural, mas não é tão comum aqui na nossa área. É importante valorizar o nosso litoral e o meio ambiente como um todo”, ressaltou.
A Secretaria Executiva de Meio Ambiente orienta que caso algum morador ou banhista encontre um ninho de tartaruga no litoral é importante não mexer no local e entrar em contato com o órgão através do número 34331311 ou com a Guarda Municipal pelo número 153.
Comentários