FESTA

Com ares de antigamente

Hoje, a noite é do Corso de Automóveis, a partir das 19h, saindo do Clube Internacional, onde amanhã acontece o Bal Masqué

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 07/02/2014 às 5:42
Leitura:

Quer voltar ao princípio do século 20? Reviver o Carnaval motorizado, dos mascarados, das batalhas de confetes, serpentinas e águas perfumadas? A opção é acompanhar na noite de hoje o Corso de Automóveis Antigos ou Corso de Máscaras. O evento sairá do Clube Internacional do Recife, no Benfica, Zona Oeste, anunciando também o Bal Masqué, baile tradicional que acontece amanhã à noite. A concentração dos colecionadores de carros começará às 19h e, três horas depois, o cortejo sairá rumo ao Centro da capital.

"Começamos em 1998 com 12 carros, agora são quase 200", afirma José Lima, fundador dessa nova versão do corso. Ele levará seu Ford 1931, de motor original, e será acompanhado por outros amantes das relíquias de quatro rodas. Só entra para o cordão quem estiver devidamente cadastrado e cumprir as regras, que é ter um veículo antigo, em bom estado e muito bem apresentado para o baile em movimento. Bolas coloridas, fitas e muito mais vão compor o cenário. E cada um veste a fantasia que quiser.

Desde a primeira edição há 16 anos, o novo corso simula as batalhas de confetes e serpentinas. O trajeto é o de sempre: saindo do Benfica, segue pelo Derby, Conde da Boa Vista, Rua da Aurora, Ponte Limoeiro, rumo à Praça do Arsenal, endereço certo de quem curte antigos e românticos Carnavais. Lima garante que as obras para implantação de estações do BRT (ônibus rápido), que tomam um trecho da Conde da Boa Vista, não vão atrapalhar a passagem dos automóveis.

Aos 66 anos, o fundador do novo corso alcançou o tempo em que o desfile de foliões motorizados era uma das brincadeiras preferidas dos jovens foliões. "Ficávamos na Avenida Conde da Boa Vista, na Rua Manoel Borba", lembra. Ele teve a ideia de recriar o desfile justamente para matar saudade desse tempo.

Leia a matéria completa na edição desta sexta-feira(07) do Jornal do Commercio

Últimas notícias