preparação

5 dicas para melhorar o condicionamento físico para o Carnaval

Faltam três semanas para o Carnaval começar e o personal trainer Aloísio Sandes dá dicas para o folião pernambucano melhorar o condicionamento físico

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 06/02/2017 às 8:13
Acervo JC Imagem
Faltam três semanas para o Carnaval começar e o personal trainer Aloísio Sandes dá dicas para o folião pernambucano melhorar o condicionamento físico - FOTO: Acervo JC Imagem
Leitura:

Fevereiro chegou acompanhado pelo Carnaval. Os festejos de Momo começam no próximo dia 25, no sábado de Zé Pereira, com o Galo da Madrugada. Além de brincar no centro do Recife, os foliões têm outras alternativas de diversão: subir e descer as ladeiras de Olinda, visitar o Recife Antigo com a família e curtir os shows nos polos descentralizados. Para aguentar os quatro dias de festa, porém, é necessário ter bom condicionamento físico e pernas fortes.

O personal trainer Aloísio Sandes alertou que as pessoas costumam caminhar e ficar muito tempo em pé durante o Carnaval. “Isso acaba sobrecarregando o corpo e principalmente as pernas. Fora a ressaca, as pernas são as maiores vítimas do Carnaval. É quase o efeito de uma competição esportiva, que exige uma preparação prévia. É importante tomar essas iniciativas nas semanas que antecedem o período e no dia mesmo, antes e depois de sair de casa”, avisou o personal.

Aloísio elencou cinco dicas para prevenção de lesões e dores musculares fortes. “Os alongamentos podem prevenir a fascite plantar. Esta é uma lesão comum em corredores e pessoas que se submetem a longas caminhadas. E é justamente o que acontece no Carnaval”, alertou o profissional. 

CONFIRA AS DICAS

TÊNIS - O ideal é ir com um tênis velho para o Carnaval. Se ele estragar ou sujar muito não terá problema. É importante que antes do Carnaval a pessoa volte a usá-lo um pouco. A pisada pode ter mudado e isso resulta em formação de calos. É importante voltar a se adaptar ao tênis antigo. 

PANTURRILHA - Pode invetir em alguns exercícios para a panturrilha, que é a batata da perna. São exercícios para ficar na ponta dos pés. Usar um batente de escada. Faça um pré-alongamento até ficar na ponta do pé. 

TIBIAL ANTERIOR - É o músculo que fica na frente da panturrilha. Ele faz o movimento contrário. O exercício seria levantar a ponta dos pés, permanecendo com o calcanhar colado no chão. Esse é um bom exercício e funciona muito.

AGACHAMENTO - Esse é o um exercício completo que utiliza muitas musculaturas do corpo. Ele é útil porque o Carnaval vai fazer todo mundo subir e descer escadas e ladeiras. O corpo fica dolorido. Com a execução regular de agachamentos, o incômodo pode ser aliviado consideravelmente. 

ALONGAMENTOS 

Um simples e muito eficiente é o da panturrilha. Como se fosse empurrar a parede. Você fica com o calcanhar colado ao chão e com o pé voltado para frente. Dessa forma você sente a musculatura alongar bem.

Outro exercício eficiente é o tradicional da cadeia anterior da coxa, que é puxar o pé para trás. O calcanhar fica colado com o bumbum.

Abraçar o joelho para alongar mais o quadril.

Alongar toda cadeia posterior do corpo, não só das costas e das pernas. Aquele de tocar a mão no chão com o joelho estendido. E o contrário, como se fosse uma ponte, olhando para cima. Este tipo alonga toda cadeia anterior do corpo como abdômen e quadril. 

Últimas notícias