PRÉVIAS

Maracatus terão 18 ensaios no Recife, antes do Carnaval

Grupos vão se reunir em suas sedes e no Recife Antigo. Programação de prévias vai até 6 de fevereiro

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 09/01/2018 às 7:34
Foto: Ricardo Labastier / Acervo JC Imagem
Grupos vão se reunir em suas sedes e no Recife Antigo. Programação de prévias vai até 6 de fevereiro - FOTO: Foto: Ricardo Labastier / Acervo JC Imagem
Leitura:

Faltam um mês e um dia para o Sábado de Zé Pereira, que este ano cai em 10 de fevereiro. Quem não estiver no Recife nesta data não precisa se lamentar. Se ficar na cidade neste mês de janeiro poderá curtir 18 ensaios de maracatus. Serão 13 encontros nos bairros onde ficam as sedes das nações, além de quatro na Rua da Moeda, no Bairro do Recife, e o último no Marco Zero, também no Recife Antigo. O primeiro é hoje, no Alto José do Pinho, na Zona Norte, no Maracatu Estrela Brilhante do Recife.

Este ano, os maracatus não vão mais participar da abertura dos festejos de Momo, como ocorria há uma década e meia. Em vez disso, estarão no encerramento da programação das prévias, na quinta-feira que antecede o início oficial da folia. “Faremos mais bonito que nos outros anos. A gente tinha que se apresentar correndo porque havia outros shows e precisávamos liberar o palco. Agora será um dia só para os maracatus”, afirma o presidente da Associação dos Maracatus Nação de Pernambuco
(Amanpe), Fábio Sotero.

A entidade vai anunciar hoje, antes do ensaio do Estrela Brilhante, como será a apresentação na semana pré. “Decidimos, em consenso com a Secretaria de Cultura do Recife, realizar o encontro batizado de Tumaraca, Encontro das Nações, na quinta-feira da semana pré, decisão construída em comum acordo entre as nações”, assegura a associação, em nota.

“Será uma celebração entre as 13 Nações e todos os recifenses, visitantes e amantes cultura popular, um grande encontro com nosso povo e nossas tradições. Na sexta-feira, o frevo será homenageado. Os ritmos irmãos, frevo e maracatu, embalarão o folião numa festa em que nenhuma manifestação cultural é mais importante que a outra. Porque o Carnaval do Recife é diverso, plural, é alegria e união”, observa Fábio.

ENSAIO

Com 111 anos de fundação, o Estrela Brilhante do Recife planeja reunir hoje uns 50 músicos. “No ensaio são só os integrantes da percussão, as pessoas não estão fantasiadas”, conta a presidente do maracatu, Marivalda Santos. “Nossa sede fica num bairro simples, mas tranquilo. É um lugar de gente pobre, mas que recebe bem os visitantes”, destaca um dos diretores, Jair Bernardino.

No domingo de Carnaval as nações desfilarão na Avenida Dantas Barreto, no bairro de São José, área central do Recife. “Levaremos cerca de 300 pessoas para desfilar. Só de batuqueiros são 110”, conta Jair.

PROGRAME-SE

Haverá 18 ensaios das nações de maracatu, que acontecem nas comunidades e na Rua da Moeda e Marco Zero, no Recife Antigo, até a semana pré-carnavalesca. Os encontros começam sempre a partir das 18h

Hoje
Maracatu Estrela Brilhante do Recife, na Rua Severino Bernardino Pereira, em frente a sede do Afoxé Ilê de Egbá, no Alto José do Pinho

Amanhã (10)
Maracatu Estrela Dalva, na Rua Pinheiro, 2, bairro de São José

Quinta-feira (11)
Maracatu Sol Nascente, na Rua Raul Pompéia, 462, Água Fria

Sexta-feira (12)
Estrela Brilhante do Recife, Estrela Dalva e Sol Nascente, na Rua da Moeda

Sábado (13)
Maracatu Cambinda Estrela, na Rua Elias Gomes, 420, Chão de Estrelas (perto do terminal de ônibus, em frente à Escola São Judas Tadeu)

Dia 16
Maracatu Encanto da Alegria, na Rua Coremas, 40, Mangabeira

Dia 17
Maracatu Leão da Campina, na Rua Mário Gil Rodrigues, 26, Chapéu do Papa, Lagoa Encantada (próximo ao Colégio Maria Sampaio de Lucena)

Dia 18
Maracatu Encanto do Pina, na Rua Osvaldo Machado, 504, Pina

Dia 19
Cambinda Estrela, Encanto da Alegria, Leão da Campina e Encanto do Pina, na Rua da Moeda

Dia 20
Maracatu Raízes de Pai Adão, na Rua Riolândia, 65, Água Fria

Dia 24
Maracatu Porto Rico, na Rua Eurico Vitrúvio, 483 Pina

Dia 25
Maracatu Oxum Mirim, na Rua Fazenda Nova, 86, Afogados (próximo à Faculdade João Roma)

Dia 26
Raízes de Pai Adão, Porto Rico e Oxum Mirim, na Rua da Moeda

Dia 27
Maracatu Aurora Africana, na Av. Dois, 3 C, Vila Rica, Jaboatão dos Guararapes

Dia 31
Maracatu Nação Tupinambá, na Rua Araripe Junior, 39, no Córrego do Jenipapo

Dia 1 de fevereiro
Maracatu Almirante do Forte, na Estrada do Bongi, 1319, no Bongi

Dia 2 de fevereiro
Aurora Africana, Nação Tupinambá e Almirante do Forte, na Rua da Moeda

Dia 6 de fevereiro
Ensaio geral no Marco Zero

Últimas notícias