CARNAVALIA

'Game' une cultura pop e folia de momo nas redes sociais do SJCC

Carnavalia vai colocar frente a frente os baluartes da nossa cultura popular de maneira interativa e cheia de novidades, num game dentro do Facebook

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 15/01/2018 às 12:00
NE10
FOTO: NE10
Leitura:

Uma batalha campal com efeitos 'hight tech', travada nas pontes históricas do Recife e ladeiras de Olinda e homenageando os principais personagens da nossa folia de momo. Nada mais propício para virar jogo nas redes sociais do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação a partir desta segunda-feira (15).  Carnavalia vai colocar frente a frente os baluartes da nossa cultura popular de maneira interativa e cheia de novidades, num de game dentro do Facebook.

Criado por Eudes Belmiro, desenvolvedor do projeto do Carnaval do SJCC, e Vladimir Barros, Coordenador de Design do projeto Carnaval, Carnavalia faz referência a personagens da 'memória-afetiva' dos vidrados em games e 'cultura pop'. Sonic, Transformers, Predador e Donkey Kong são alguns dos personagens em que Vladimir se inspirou para criar o Caboclinho, Homem da Meia Noite, Papangu e a La Ursa. Além deles, estão no game a Passista, o Pierrô, Galo da Madrugada, Burrinha, Dragão e Caboclo. 

"Por mais que não seja explícito, há elementos de design que, mesmo inconscientemente, fazem com que o internauta lembre do personagem", explica Vladimir. "Esse  tipo de 'gameficação', que é único no mercado, trabalha muitos conceitos de usabilidade das redes sociais. É tudo muito bem pensado, do jeito que o internauta gosta".

O processo de animação dos personagens foi cuidadosamente pensado pela equipe de designer do Anima JC formada, além de Vladimir, por Cláudio Coutinho, Catarina Farias e Eduardo Mafra, que  viabilizou um trabalho de 'motion-designer', vertente de criação mais assertiva. Conceitos de 'rigging', composição e física dos elementos foram bastante explorados.

Um dos objetivos do projeto é fazer com que o internauta se familiarize com os personagens. "Com o jogo, esperamos oferecer mais um recurso de interação para nossos seguidores nas redes sociais. Para nós, é importante que eles criem empatia com os personagens que fazem parte do nosso Carnaval digital e, assim, também sejam inseridos na campanha, que é uma das maiores no Sistema Jornal do Commercio de Comunicação todos os anos. É mais uma forma de integrar os veículos do sistema (JC, NE10, Rádio e TV Jornal) e o público ao SJCC", explica Marina Padilha, gerente de mídias sociais do SJCC.

-
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Eudes Belmiro e Vladimir Barros foram os criadores do jogo - Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-

Como jogar

O jogo é fácil, lúdico e interativo. Basta curtir as fan pages do Sistema Jornal do Commercio que, no horário em que a peleja começa, o internauta recebe a notificação; a partir daí é só seguir as instruções e marcar a reação correspondente a cada personagem (like, amei. A definição do vencedor é feita pelos votos dos internautas.

"Nesse meio tempo, apresentamos efeitos especiais próprios dos games e uma interação como o internauta nunca viu. É algo pioneiro, inclusive precisamos estudar bastante novas tendências para desenvolve-lo", diz Eudes.

Os personagens darão 'golpes especiais', por exemplo, de acordo com a quantidade de interações. "Isso faz com que quem está acompanhando fique vidrado em fazer o seu personagem preferido vencer. Serão muitos efeitos surpreendentes", garante Vladimir. 

Cobertura

Maria Luiza Borges, diretora de conteúdos digitais do SJCC, ressalta a importância da integração entre os veículos do sistema na cobertura do Carnaval. "Um dos focos da cobertura integrada é a interatividade. O game Carnavalia põe frente a frente caboclo de lança, dragão, passista... e é o seguidor que vai escolher quem é o melhor."

Todos os personagens do jogo também são utilizados de diversas maneiras nas redes sociais dos veículos do SJCC e têm como mote o slogan marcante da TV: 'o melhor Carnaval'. Por isso, todo o conteúdo de Carnaval foi reunido no site omelhorcarnaval.com.br.

Últimas notícias