RECIFE

Pessoas com deficiência vão brincar neste domingo no Bloco Eu Quero Pepitar

Bloco desfila pelas ruas do Recife Antigo. Concetração será no Paço Alfândega

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 23/02/2019 às 21:48
Foto: Divulgação
Bloco desfila pelas ruas do Recife Antigo. Concetração será no Paço Alfândega - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

O bloco mais inclusivo de Pernambuco celebra uma década de folia alegrando e colorindo as ruas do Recife Antigo neste domingo (24). Formado por pessoas com deficiência, o bloco Eu Quero Pepitar garante a festa e promove a luta por mais acessibilidade.

O grupo se concentra às 14h no térreo do Shopping Paço Alfândega. Passa pela Avenida Alfredo Lisboa, Marco Zero e termina na Avenida Rio Branco. O trajeto é curto para que todos participem do começo ao fim.

Na concentração o Dj Felipe, que tem paralisia cerebral, animará o pÚblico com seu projeto “Viver Sem Limites”. Às 16h o bloco sai puxado pelo Maracatu Batuque Apabb, formado por 29 jovens com deficiência, tocando afoxé, caboclinho e maracatu. Com eles estarão os 150 percussionistas do Grupo Paranambuca.

INCLUSÃO

A festa inclusiva teve início quando a fisioterapeuta Pepita Duran, criadora do bloco, percebeu com os familiares e pacientes que não existiam eventos carnavalescos para deficientes.

“Os responsáveis pelos pacientes diziam que gostavam de Carnaval, que os filhos se animavam, mas eles não tinham coragem de sair porque a festa não era voltada para a inclusão: calçadas cheias de barreiras e sem espaço aberto para cadeirantes ou pessoas com dificuldade de locomoção”, lembrou Pepita.

Pensando nesses direitos, a agremiação homenageia este ano dez pessoas que possuem diferentes deficiências e que desenvolvem trabalhos relevantes. Os homenageados estão sendo denominados de “Embaixadores da Inclusão e Acessibilidade”.

Últimas notícias