CARNAVAL

Homem da Meia-Noite ilumina de alegria a noite do Carnaval olindense

Calunga gigante homenageou Lia de Itamaracá, Lucas dos Prazeres e Escola de Samba Patusco

Edilson Vieira
Cadastrado por
Edilson Vieira
Publicado em 03/03/2019 às 2:32
Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
FOTO: Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Leitura:

Apoteótica. É assim que se pode definir a saída do Homem da Meia-Noite de sua sede, no bairro do Bonsucesso, em Olinda, na noite do sábado (2), para o domingo (3). Com direito a contagem regressiva, nuvem de gelo seco e canhões de confetes e serpentinas, o calunga gigante apareceu para delírio da multidão a meia noite em ponto. Este ano, a bateria da Escola de Samba Patusco, além de ser homenageada, animou o desfile do boneco gigante mais elegante de Pernambuco. O tradicional fraque na cor verde e a cartola preta, foram substituídas por indumentárias onde a cor branca predominou. Na aba da cartola, podia-se ler a frase “juntxs podemos”, em alusão a não distinção de gênero, e no braço esquerdo uma braçadeira com as frases: “Liberdade, dignidade, igualdade, educação e saúde”.

Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Lucas dos Prazeres - Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Saída do Homem da Meia Noite - Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Luis Adolfo, presidente do Homem da Meia Noite - Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Patusco foi homenageada - Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Lia de Itamaracá - Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem

Para o desfile de 2019 o Clube de Alegoria e Crítica O Homem da Meia-Noite decidiu dar voz ao povo do morro, prestando homenagens a Escola de Samba Patusco, a cirandeira de Lia de Itamaracá e ao cantor, percussionista e dançarino Lucas dos Prazeres. O presidente da agremiação, Luís Adolfo, disse que este é um Carnaval que fala a voz do povo. “O homem da Meia Noite, como representante das camadas mais populares da cidade, não poderia ficar ausente desse momento tão crítico que o nosso país e o mundo vivem. A voz do morro é a necessidade de clamar a sociedade que as pessoas precisam ser ouvidas. Não é gritar, mas sim, clamar por uma reflexão profunda para que se possa transformar essa sociedade”, afirmou Adolfo. O presidente adiantou ainda que já tem os temas dos próximos quatro carnavais, até 2023, já definidos, assim como quem serão os próximos homenageados. “A gente vem mesclando temas sociais com temas de glamour. Ano passado foi Gigantes, esse ano foi a voz do morro, ano retrasado foi Negro Rei, outro tema polêmico social, acho que o Homem da Meia Noite vem acertando nos temas. O que eu posso dizer é que os próximos serão tão fortes quanto esse", afirmo Adolfo.

CARNAVAL

Lia de Itamaracá, esteve presente a saída do calunga, depois de ter sido homenageada e desfilar pela manhã no Carnaval do Recife, pelo Galo da Madrugada. Ela agradeceu a homenagem dizendo que é importante homenagear a pessoa viva. “Assim eu vejo o que foi feito e quem fez alguma coisa por mim”. O artista Lucas dos Prazeres, por sua vez, disse que a homenagem que recebeu do Homem da Meia Noite neste Carnaval tem muito significado, inclusive para a família dele. “Entendemos a calunga como um ser encantado. Eu sou filho de uma Dama do Paço do Maracatú. Desde criança eu a via carregando uma calunga nas mãos e a gente chega ao auge dos nosso 38 anos de atividade sendo homenageado por um calunga gigante, é um momento especial”, disse Lucas dos Prazeres.

Últimas notícias